A auditoria, assim como tudo, evoluiu ao longo das décadas, passando por várias fases, desde a "Auditoria 1.0" (verificações manuais e amostras limitadas de dados) até a "Auditoria 4.0" (adoção de modelos avançados).
Neste artigo, vou fazer uma breve reflexão sobre três maneiras em que a inteligência artificial (IA) está nos ajudando, e também vou destacar três coisas que devemos ficar de olho quando de trata da ação de IA em auditorias:
- Gera Eficiência: Os modelos de IA permitem a análise de grandes volumes de dados. Isso resulta em avaliações mais rápidas e com menor custo, liberando recursos para atividades de maior valor agregado.
- Detecção de Anomalias Aperfeiçoada: A IA é altamente eficaz na identificação de padrões e anomalias. Auditores podem contar com a IA para encontrar irregularidades que poderiam passar despercebidas em abordagens tradicionais.
- Análise de Risco Mais Precisa: Modelos de IA avançados podem avaliar o risco financeiro, como exemplo, com maior precisão fornecendo uma visão mais completa e confiável das operações das empresas auditadas. Isso pode ajudar a a direcionar a atenção para áreas de maior preocupação.
- Possibilidade de Viés nos Dados: Modelos de IA podem ser tão bons quanto os dados em que são treinados. Se os dados históricos não forem bons ou forem enviesados, o modelo pode reproduzir esse viés, comprometendo a objetividade e todo o trabalho da auditoria.
- Falta de Transparência: Algoritmos de IA complexos podem ser difíceis de entender e explicar. Isso levanta questões sobre a transparência das decisões do modelo, especialmente em situações em que os resultados precisam ser justificados.
- Dependência Tecnológica: Ao adotar a IA, as empresas podem ficar excessivamente dependentes de tecnologia, o que pode se tornar um problema se houver falhas nos sistemas ou se a equipe de auditoria não entender completamente o funcionamento da IA.
Uma coisa é fato, a IA vai tornar as coisas cada vez mais rápidas e ágeis. A convivência entre auditores e IA é uma oportunidade para evolução da auditoria, tornando-a mais eficiente e eficaz.
E você já utilizou ou utiliza IA no seu dia-a-dia? Tem ajudado ou ainda precisa evoluir mais?