Varejo: particularidades do setor no México

Varejo: particularidades do setor no México

No setor varejista, o México assume atualmente uma posição de destaque. Mas vale dizer que essa evolução não ocorreu de forma rápida, mas por uma combinação de fatores que resultou nesse desenvolvimento constante. Neste conteúdo da Espanhol Fluente, você vai entender como o setor varejista no México conseguiu se expandir e quais a suas particularidades. Confira!

Grandes varejistas no México

No país, o varejo é uma categoria que apresenta um grande potencial para ultrapassar o crescimento médio nacional em um futuro próximo. Tendências sociodemográficas e econômicas associadas a novos modelos de negócios estão emergindo para atrair seus consumidores.

Entre os principais gigantes do mercado, podemos citar a unidade do Walmart no México que em 2022 registrou um aumento de 10% em sua receita. A empresa, que é a maior varejista do país, registrou naquele período uma receita de 187,8 bilhões de pesos (equivalentes a US$ 9,4 bilhões), enquanto seu lucro líquido cresceu mais de 10%, representando 11,1 bilhões de pesos mexicanos.

Outro varejo que se destaca na economia do país é a Fomento Econômico Mexicano (FEMSA), do setor de bebidas. A empresa tem aproximadamente 210 mil funcionários e é responsável por mais de 346 milhões de consumidores em todo o mundo. Além disso, integra o ranking dos 5 maiores conglomerados empresariais no México e é a maior empresa de bebidas de toda a América Latina.

E entre os mais recentes negócios mexicanos bem-sucedidos podemos destacar também a Oxxo, uma startup de lojas de conveniência que já alcançou a marca de 116 lojas aqui no Brasil em um curto período de dois anos. A marca criada no México em 1978 já conta com uma rede mundial de 20 mil unidades. No primeiro trimestre de 2022, o grupo gerou uma receita de R$ 96,2 milhões, o que representa um aumento de 179% em relação ao mesmo período de 2021.

Cabe ressaltar que nos últimos anos, muitas empresas investiram em plataformas digitais, isso contribuiu oara que países como o México e o Brasil liderassem o segmento de e-commerce na América Latina. Na categoria de eletrônicos, as vendas ultrapassam os 57 bilhões de dólares e ambos chegaram a ocupar o ranking dos 15 países com maior número de vendas.

Especificidades do varejo mexicano

Embora o país apresente um cenário social complexo, sua recuperação econômica recente tem gerado certo otimismo entre os consumidores. Assim, o aumento da renda proporcionou aos mexicanos uma sensação de segurança para agora adquirem determinados itens de consumo.

Competitividade

A disputa acirrada entre os grandes varejistas faz com que essas empresas cada vez mais foquem no desenvolvimento de uma solução mais satisfatória para o consumidor, com o objetivo de fidelizá-lo.

No caso de empresas de menor porte, fatores como o avanço tecnológico contribuem para que elas aumentem sua presença no mercado e conquistem o seu espaço.

Itens de consumo mais procurados no México

A expansão da classe média, que conta com muitos jovens trabalhadores, faz com que aumentem espaços de comércio como shopping centers. No país, marcas internacionais de vestuário e calçacas fazem cada vez mais parte do dia a dia desses consumidores.

O setor varejista mexicano pode ser um mercado com grandes oportunidades. Para isso, é importante estar preparado, conhecendo bem esse mercado e dominando também o idioma espanhol, uma competência que vai te ajudar a se comunicar com os nativos, conhecer a economia do país, sua cultura e costumes. Na Espanhol Fluente você vai muito além do idioma. Matricule-se já!

#varejo #atacado #tendencia #vendas #compras #mexico

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Espanhol Fluente®

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos