Veja 8 dicas para chegar ao conselho das empresas
Clique aqui/ Link: Veja 8 dicas para chegar ao conselho das empresas
Prepare-se para números assustadores: no Brasil, apenas 7% dos conselheiros de empresas são mulheres, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Este número cai para 4% se descontadas as mulheres que possuem algum tipo de relação familiar com os presidentes das empresas. No mundo, os números também não são animadores. Um estudo da ONG Catalyst, divulgado este ano, analisou a participação de mulheres em conselhos de administração de empresas em 20 países e, pasmem, apenas a Noruega tem mais 30% de executivas conselheiras.
De olho nesse enorme espaço que as mulheres podem ocupar, a ex-headhunter Olívia Ferreira, de 33 anos, criou a Enlight, uma empresa dedicada ao treinamento e desenvolvimento de conselheiros. Os programas incluem combinação de assessment, plano de desenvolvimento individual, mentoria, workshops e cursos específicos para cada perfil.
Segundo Olívia, o que realmente diferencia um conselheiro não são necessariamente suas experiências, mas sim a sua efetividade. “Um conselheiro efetivo se prepara para as reuniões, estuda os assuntos, sabe fazer as perguntas certas, questiona de maneira construtiva, pensa na perenidade do negócio e está antenado com a concorrência. Ele ou ela não precisa ser expert em tudo. Por isso, há um grupo de conselheiros”, diz.
Ela diz que o bom conselheiro é, por natureza, curioso, engajado, inquieto, colaborativo e hábil influenciador, além de ético e transparente. “Ao meu ver, as mulheres têm muitas das características e valores essenciais a um conselheiro”, considera.
Se você já ocupa cargos de liderança e quer chegar ao conselho de empresas – ou ainda não ocupa, mas quer desde já saber como se desenvolver – fique ligada nas dicas de Olívia:
- Busque experiências complementares ao longo de sua carreira, idealmente se aproximando do core business em posições de decisão e liderança.
- Não pare de estudar e de se atualizar em administração de negócios, finanças, estratégia, gestão de pessoas, organização, governança corporativa e tecnologia.
- Participe desde cedo de atividades de mentoria e apoio a projetos fora do ambiente da sua empresa atual.
- Busque formar uma rede de mentores ao longo de sua carreira. Isto é, pessoas com quem possa trocar experiências e dividir suas preocupações e desafios.
- Busque também “sponsors” dentro e fora da empresa. O “sponsor” deve ser alguém que lhe dará visibilidade, lhe “emprestará” a credibilidade dele ou dela para que você chegue mais longe. Tem que ser alguém que lhe admire e torça por você.
- Mantenha seu network ativo e seja seletiva em como utilizar seu tempo. Inclua outras mulheres conselheiras e homens conselheiros também nessa rede. Quanto antes começar a fazer isso na sua carreira, melhor.
- Estude, leia e busque entender como funciona esse universo fora do Brasil também.
- No momento adequado, busque uma atuação voluntária como conselheira consultiva em alguma associação, ONG, Câmara de Comércio etc. Estes são bons locais para se fazer network, se expor e contribuir. Este tipo de experiência durante a carreira executiva pode ser bastante valiosa para abrir portas nos Conselhos de Administração das empresas.
Por Leticia Maggi / Impulso Beta
Financial advisor (Planner)
9 aOlivia, boa sorte em sua nova empreitada ! Abs