Veja quais são as melhores redes sociais para negócios

Veja quais são as melhores redes sociais para negócios

Hoje em dia, as mídias sociais são fundamentais para todos os tipos de negócios, afinal, a nova geração de consumidores vive conectada e utiliza as plataformas digitais para buscar por suas necessidades, comprando e engajando com marcas que possuem uma boa presença online.

Logo, ter uma presença digital faz toda a diferença e, com isso, saber como utilizar as redes sociais é imprescindível. Assim, além de escolher a plataforma perfeita, também é preciso conhecer os benefícios dela e como trabalhá-los a seu favor.

Tudo com o objetivo de alcançar o público-alvo, na hora certa e com um conteúdo direcionado e assertivo, a fim de conectar mais pessoas à sua empresa e, por consequência, aumentar as vendas.

Por isso, se você quer saber em qual rede social investir, continue lendo este artigo e entenda de uma vez por todas qual a é melhor para o seu negócio!

1. Facebook

O Facebook é a rede social que possui maior alcance global da web, agregando público dos mais diversos estilos, idades e setores – permitindo que a sua marca chegue até um maior número de pessoas.

A rede social possui um sistema capaz de contribuir diretamente para a divulgação de empresas e propagação de anúncios, com a coleta de informações, autorizada pelos usuários, que auxilia na segmentação do público e direciona os conteúdos para as pessoas certas.

Dessa forma, com o Facebook é possível publicar anúncios do seu negócio, divulgar fotos e vídeos, e até mesmo fazer conteúdos ao vivo (lives).

A plataforma também auxilia no o aumento do tráfego, na geração de leads e na conversão em vendas, colocando o público-alvo mais próximo do seu empreendimento e aumentando, assim, o reconhecimento dele no mercado.

Logo, se o seu intuito for fazer sua empresa crescer e ganhar mercado com estratégias de captação de novos clientes através de anúncios, o Facebook é uma ótima opção.

Veja também: Guia completo sobre Isca Digital

2. Instagram

O instagram é a rede social que mais cresce no mundo hoje em dia. Assim como o Facebook, o Instagram também ganha destaque nas principais estratégias de marketing digital. Isso porque a rede social possui um grande alcance de público e permite interações fáceis entre marcas e potenciais clientes.

Considerada uma rede inteiramente visual, o Instagram é ideal para campanhas, promoções e divulgações de produtos, que através de imagens e vídeos ajudam o consumidor a se familiarizar com o negócio e assim se tornarem clientes.

Uma vantagem que o Instagram oferece é a sua plataforma multimídia, responsável por englobar diversos recursos em um só app – como o feed, os stories e o IGTV da rede social.

No Instagram as empresas conseguem subir imagens e vídeos, além de acompanhar o desenvolvimento de cada postagem nas ferramentas de análise que o rede social oferece.

Dessa forma, fica fácil saber qual conteúdo é mais relevante para o público, bem como para quem direcioná-lo.

De acesso simples e com muitas opções, o Instagram é ideal para aqueles que desejam alcançar um público mais específico e segmentado, através de conteúdos visuais e curtos (nada de textão).

Leia também: Como fazer uma live em tempos de quarentena e engajar seu público?

3. LinkedIn

Com um modelo que concentra usuários com interesses profissionais, o LinkedIn é ideal para negócios que trabalham no modelo B2B, ou seja, business to business.

O LinkedIn possui um perfil mais voltado para negócios, onde a maior parte dos usuários monta seus perfis voltado para os olhos de empregadores, grandes marcas e afins. Logo, a plataforma não é de uso pessoal, mas sim para trabalho.

Com isso, as empresas também podem utilizar a rede como uma ferramenta profissional, com tópicos voltados para a contratação de novos colaboradores ou posicionamento no mercado, por exemplo.

Contudo, também é possível realizar anúncios online na plataforma, porém, os resultados não são muito animadores.

4. Youtube

Se o enfoque da sua empresa é a produção de conteúdos e construção de autoridade, tenha em mente que o Youtube é uma excelente rede social para investir.

Afinal de contas, a plataforma é especializada em vídeos e, diferente das demais redes, trabalha com ferramentas de SEO, que ajudam no posicionamento dos vídeos para maior visibilidade na web.

O Youtube também possui a vantagem de estar ligado ao motor de buscas do Google, assim, os conteúdos bem posicionados no Youtube também podem aparecer em pesquisas realizadas na página de busca do Google – o que garante muito mais tráfego para seus vídeos.

Além disso, no Youtube os clientes conseguem ter uma visão mais real dos produtos ou serviços, que podem ser divulgados de maneira mais aprofundada, com vídeos explicativos e informações extras. Tudo isso, é claro, faz toda a diferença no processo de conversão de vendas.

5. Twitter

O Twitter, por sua vez, trabalha com conteúdos bem mais curtos e limitados. Assim, a linguagem precisa ser bem mais simplificada e o tipo de consumidor é mais segmentado.

A rede social é um ótimo canal de redirecionamento para outros links e páginas, ou seja, conteúdos curtos são publicados e a aprofundamento neles se dá através de links.

No Twitter também é possível fazer campanhas de marketing e realizar anúncios patrocinados, que chegam ao público de maneira mais assertiva e ampliada, assim como no Facebook e no Instagram, por exemplo.

Como sabemos, as redes sociais são ferramentas indispensáveis para as empresas e, por isso, saber escolher a plataforma ideal é muito importante.

Então, pontue suas necessidades e aposte nas redes que fazem mais sentido para você e sua empresa. Se precisar de alguma ajuda nesse sentido, deixe um comentário abaixo!



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de João Gabriel Eisenmann

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos