A velha gestão e seu impacto nas organizações
Um líder com o estilo de gestão ultrapassado pode prejudicar os resultados de uma empresa, desmotivar a equipe e até mesmo perder seus funcionários. Porém, antes que a situação chegue ao extremo, alguns sinais de que ele não está no caminho certo podem ser identificados.
A falta de visão de negócio, descontrole no planejamento estratégico, comunicação inadequada com seus colaboradores, pouca compreensão sobre os recursos financeiros, carência de inteligência emocional, entre outros aspectos.
Ao se posicionar dessa forma, o profissional assume a postura de um mau gestor e o resultado não será outro senão, falta de sinergia com os colaboradores, equipe desmotivada, profissionais que não tem coragem de opinar e auxiliar no crescimento da empresa, altos índices de rotatividade, metas e objetivos que não são alcançados, entrega de produtos/serviços ineficazes, baixa credibilidade da organização perante seus clientes e resultados financeiros abaixo do esperado. Entenda como é o comportamento do mau gestor:
1. Não estuda o mercado
Para garantir a atuação e crescimento da empresa, o gestor deve acompanhar o mercado que a mesma está inserida. Porém, muitos não acompanham o setor de atuação, as tendências, os concorrentes, os fornecedores e as mudanças de consumo do cliente, pois acreditam que, por o serviço ser sempre feito de uma determinada maneira, não amplia seus horizontes e é incapaz de sair fora da caixa.
2. Exige demais da equipe
Que toda empresa necessita de uma equipe motivada para alcançar seus resultados, todo gestor já sabe. Porém, existe uma grande diferença entre motivar e desenvolver uma equipe e exigir demais da mesma. O mau gestor critica constantemente seus colaboradores, não aceita erros e exige que todos os processos sejam realizados com perfeição, mesmo que ele não mova uma palha para isso.
3. Toma decisões sozinho
Uma habilidade de um gestor ruim é não abrir espaço para a participação dos outros profissionais, ou seja, ele não ouve ideias, opiniões e críticas construtivas por parte dos colaboradores, o que resulta em decisões que nem sempre todos concordam ou estão cientes.
4. Enxerga os colaboradores como concorrentes
Outro aspecto marcante do mau gestor é o fato de que ele vê seus colaboradores como concorrentes e por conta disso, não valoriza as competências e resultados dos mesmos, não os auxilia a crescer enquanto profissionais e oprime suas ideias, propiciando assim, um ambiente de trabalho hostil.
5. Não conduz sua equipe
Um mau gestor não é apenas aquele que cobra excessivamente a sua equipe, mas também, aquele que não a conduz de forma adequada. Um gestor que tem esse tipo de conduta, é aquele que não está atento ao trabalho dos seus colaboradores, deixa passar erros graves, não cobra o desempenho eficaz de suas funções e assim, prejudica a entrega de resultados da empresa.
6. Não possui inteligência emocional
Não saber gerenciar suas emoções, deixar isso transparecer, agir de forma insegura e não controlar seus níveis de estresse, são habilidades de um gestor que não possui inteligência emocional e isso pode atrapalhar o desempenho da equipe.
7. Enfrenta problemas de comunicação
Motivar e desenvolver os colaboradores é primordial para o alcance dos objetivos organizacionais e isso só é possível, quando o gestor possui habilidades de comunicação. Ao não desenvolver essa prática, ou seja, não ter um bom discurso e apresentação de ideias, não se relacionar com os outros profissionais, não buscar por soluções em conjunto e não aumentar seu networking, o gestor maximiza suas chances de impactar negativamente na empresa.
8. Não desenvolve os colaboradores
Um profissional considerado mau gestor é aquele que não sabe aproveitar as diferentes características e habilidades das pessoas que compõem a sua equipe e não busca desenvolver, por meio de cursos, novas responsabilidades e incentivos, as competências necessárias para o crescimento da mesma. O gestor que age dessa forma, impede o surgimento de novas ideias, criatividade e inovação, o que faz com que os colaboradores fiquem estagnados.
Veja outras atitudes capazes de evidenciar se o profissional é um mau gestor:
- Não se adapta a cultura e objetivos da empresa;
- Tem dificuldade em entregar resultados quando está sob pressão;
- Se mantem distante da equipe e evita trabalhar em conjunto com a mesma;
- Desconhece os outros processos que ocorrem na organização;
- Não comunica aos outros colaboradores sobre o andamento das atividades;
- Transfere a responsabilidade dos seus erros para outros profissionais;
- Possui resistência para dar e receber feedbacks;
- Não compartilha seu conhecimento com o seu time;
- É incapaz de inspirar as pessoas a sua volta;
- Não busca por capacitação constante e é estagnado;
- Tem dificuldade em administrar corretamente os recursos financeiros da empresa;
- Se descontrola emocionalmente de forma rápida;
- Não traça planos e objetivos e por conta disso, não consegue se motivar;
- É incapaz de gerenciar eventuais conflitos entre a sua equipe.