A velhice

A velhice

O homem é o único animal que não se conforma com a precedência do outono da vida e, por assim ser, envelhece mal, fica velho, rabugento e ignorante, perde completamente o conhecimento e a noção da ciência adquirida na estação evolutiva da vida.     

O râncido cobre-lhe a testa, perde as forças das mãos e os gestos, enquanto tenta esconder a idade exaltando seus dotes, prazeres, exigindo respeito à sua pessoa com críticas ácidas e descomedidas palavras e atos.

       O seu envelhecimento contraria o princípio da natureza, o homem deveria envelhecer com dignidade, sem qualquer melancolia, pois, foi para este fim que laborou ele toda a sua vida, entretanto, agora, vive sem o amor da família, dependendo dos outros, sem indulgência dos filhos e nesse contesto enquadra a falhas das próprias leis, eis que vive aos solavancos da vida, como embriagado com as pernas bambas ou uma alma depenada.

Muitos adultos com idades entre 65 anos ou mais, gastam em média, 10 horas ou mais por dia sentado ou deitado, tornando o grupo etário mais sedentário com isso pagam um alto preço por sua inatividade, com maiores taxas de quedas, obesidade, doenças cardíacas. Por isso, conforme envelhecemos, torna-se ainda mais importante permanecermos ativos, pois nossos corpos declinam a função e a atividade física ajuda a retardar essa degeneração, inclusive podemos falar até em progressão, ou seja, com o passar dos meses o condicionamento melhora e podem até ser intensificados. Atividade física nos ajuda a permanecer saudável, com energia e independente à medida que envelhecemos.

Todos sabemos que envelhecer é um fenômeno universal que ocorre nas ideias e nas culturas. No entanto, o uso do termo “velho”, “envelhecimento” e “velhice” aplicados ao ser humano, decorreu da passagem da sociedade agrária à urbana-industrial, o que tem originado a aposentação dos trabalhadores, mesmo que estejam capazes de trabalhar. Nos dias de hoje os “idosos” são classificados com idade de 60, 65, 70 e mais acima dos 80 anos, então pare para pensar tem idoso novo e idoso mais velho?

O envelhecimento generalizado da população humana é um fenômeno recente, caracterizando-se por um aumento progressivo do número de idosos e manifestando um forte impacto social, devido aos efeitos econômicos e sociais que origina imagine daqui a 10 anos como estará nosso sistema previdenciário e de saúde!

Os idosos, devido ao número cada vez maior e aos seus problemas, necessitam de um atendimento prioritário e distinto, por parte de todos. O envelhecimento é um processo perfeitamente natural, sendo a velhice considerada uma importante etapa da vida onde ocorrem aspectos desfavoráveis, mas também com alguns benefícios.

 “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que cheguem os dias difíceis e se aproximem os dias da velhice em que dirás: Não tenho mais satisfação em meus dias! Antes que a luz do sol, da lua e das estrelas percam o brilho aos teus olhos, e penses que as nuvens carregadas de chuva jamais se afastarão de ti.” Eclesiastes 12.

Hoje você está mais velho do que ontem e amanhã como estará?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos