VEM BRIGA BOA POR AÍ!
A GUERRA VAI SE ACIRRAR!
Para quem gosta, acompanha (e principalmente) trabalha com varejo, especificamente, o varejo online, os próximos meses serão imperdíveis.
Como alguns de vocês sabem, dos grandes players que competem no e-commerce, poucos dão lucros. Empresas como B2W (Americanas, Submarino e Shop Time), NetShoes e outras, NUNCA deram LUCRO. E o cenário tende a ficar ainda mais complicado!
Dia 18 de outubro a Amazon finalmente "entra" no Brasil, ou melhor, quase entra, pois por enquanto, além dos livros que já são vendidos por aqui, passará a vender também produtos eletrônicos. Deve ter a oferta completa em dezembro.
O Mercado Livre já vem investindo ao longo de 2017, cerca de 1 BILHÃO de reais, maior parte desse investimento é para garantir a política de frete grátis.
Magazine Luiza bateu recorde de lucratividade neste ano e está conseguindo de maneira ótima integrar as vendas online com sua operação física.
Já os demais ainda estão tentando alguma coisa, mas sem muita eficácia.
Enfim, o cenário que já era complicado deverá se tornar ainda mais desafiador, sobretudo no BRASIL, cuja estrutura logística ainda é um gargalo a ser superado.
Vale a pena acompanhar e, se vale um palpite, abaixo deixo os meus, claro e lembrando, se tudo ocorrer sem maiores surpresas:
- Amazon e Mercado Livre se consolidarão na liderança dos Market Place's (Lugar onde se vende produtos de terceiros), ficando a AMAZON com uma característica de produtos de maior valor e o MERCADO LIVRE com os produtos de menor valor;
- Magazine Luiza assume a liderança no varejo de eletrônicos e produtos para o lar de venda própria, fazendo uma integração 100% com a rede física (OmniChannel);
- NetShoes se consolidará no segmento de calçados/esportes, mas para isso terá de comprar uma ou duas empresas, arrisco as marcas Dafiti e Kanui. (Isso se não cair em tentação e tentar entrar em outro segmento que não seja esportes).
As demais precisarão se posicionar de maneira mais eficaz e encontrar um "espaço" ainda não preenchido neste mercado para se manterem relevantes.
Enfim, são palpites e posso estar errado, mas uma coisa é certa, VAI TER BRIGA BOA NESTE TERRITÓRIO!