Vencendo a dificuldade de guardar dinheiro
Muitas pessoas não tem o hábito de poupar, ou seja, guardar dinheiro para alguma eventualidade não esperada, uma urgência ou até mesmo para realizar um sonho de uma viagem, adquirir algum bem ou coisas deste tipo.
O hábito de guardar dinheiro pode até mesmo contribuir com a redução dos níveis de preocupação e de estresse. Isso é importante!
São muitas as vantagens de se ter uma reserva financeira, porém não vou me ater aos benefícios deste hábito, mas tentarei trazer de forma clara, sucinta e fácil de como fazer a magia acontecer.
Muitos influenciadores da área de finanças que vemos pelas redes sociais tem promovido este hábito de poupar aos seu seguidores, porém, esta promoção que está sendo realizada de forma escalonada tem decepcionado algumas pessoas e até mesmo desanimado outras tantas por não garantir um método ou trazendo métodos que estão fora da realidade do cidadão brasileiro. A remuneração média bruta do brasileiro é menor que 3 mil Reais (média aritmética – PNAD Contínua IBGE), isso quer dizer que a renda líquida acaba por ficar próximo aos 2,5 mil Reais, neste contexto instruir o cidadão a poupar 30% do seu salário é no mínimo utópico para não dizer inocente.
Mesmo frente aos conselhos imaginários ou irreais, o que devemos entender é a importância da necessidade de estar preparado para uma emergência ou planejado para o investimento em si, neste sentido eu convirjo com os influencers.
Recomendados pelo LinkedIn
Não! Não vou trazer uma orientação de que você deve reservar 30% do seu salário enquanto uma renda líquida de 2,5 mil Reais onde custos de uma cesta básica, água, fone, internet, transporte, entre outras necessidades básicas do ser humano estão a cada dia com preços mais elevados, o que quero propor é o compromisso de reservar algum valor.
Se comprometa de reservar 100 Reais em um mês... 100 Reais em outro, vá mantendo esta disciplina regularmente, procure aumentar o valor da reserva de períodos em períodos e coloque este valor ou os valores maiores que você se disciplinará a guardar em seu orçamento mensal.
Importante ressaltar que estamos falando da disciplina, da habitualidade e do compromisso em poupar, não quero tratar de grandes valores ou quantidades de dinheiro. O hábito é maior do que a quantidade, o costume é que irá fazer que vençamos esta primeira fase, pois após termos o hábito, ser um poupador será mais fácil e quem sabe, ali na frente, não teremos alguém que já deixou de ser um poupador para se tornar um investidor.
Ótima reflexão! Cada vez mais a educação financeira tem um lugar de destaque na vida dos brasileiros.