Vencendo o coronavírus com estratégia e uma (boa) dose de perseverança
Foto: Fullvector (https://www.freepik.es/fullvector)

Vencendo o coronavírus com estratégia e uma (boa) dose de perseverança

Há algumas semanas, eu e a nossa gerente na Midiatix, a Ellen, participamos de uma ação importante que nos fez refletir sobre o papel das agências nessa crise provocada pela pandemia do coronavírus.

Várias agências participaram da iniciativa pro bono, que consistiu em escolher, numa lista compartilhada aqui no Linkedin, uma empresa que estivesse precisando de uma ajuda, de um "empurrão" no marketing digital, e que também estivesse com dificuldade de vender seus produtos ou serviços ou simplesmente de se comunicar com o seu público. Escolhemos a Remagic, empresa que vende ingressos e serviços para a Disney World em Orlando. Por atuar no segmento de turismo, um dos mais impactados pela crise, acreditamos que seria um grande desafio ajudá-los.

Levantamos um briefing e marcamos de conversarmos pelo Hangouts. Foi uma conversa bastante produtiva, onde trocamos experiências sobre o setor, o momento atual, os pontos fortes e fracos da empresa, comentamos sobre sua presença nos canais digitais, as ações que fizeram para tornar a comunicação mais ágil e objetiva, num momento em que os clientes estavam preocupados se pediriam um reembolso ou adiavam a tão sonhada viagem.

A nossa análise se concentrou em estatísticas sobre o setor e na percepção do mercado e do público em relação a um produto com ticket médio elevado. Percebemos, por exemplo, que o serviço de consultoria online não era praticamente divulgado. Como a Remagic tem muitos anos de experiência em ajudar turistas a planejar melhor sua viagem à Disney, entendemos que divulgar um serviço como esse, num formato ideal em tempos de coronavírus (nada melhor que fosse mesmo online), era uma forma de se aproximar de potenciais clientes e movimentar as vendas a médio e longo prazo. A ideia era que, com a consultoria, as pessoas conseguissem se planejar e tivessem um respaldo da empresa, uma vez que o momento era de incerteza e de muitas dúvidas.

Nossa proposta era explicar que, seja qual for o segmento em que uma empresa atua, essa era a hora de se posicionar e se concentrar em resolver os problemas dos clientes da melhor forma possível. Era importante que os gestores da Remagic percebessem que as tomadas de decisão, assim como as tratativas que dessem aos seus clientes, seriam diretamente responsáveis para a virada de chave pós-pandemia. A maneira como os clientes fossem tratados neste momento de dificuldade pesaria em uma decisão futura, na hora de escolher uma empresa para fechar a tão sonhada viagem à Disney.

A Remagic estava trabalhando sua capacidade de resolver os problemas de seus clientes, de comunicar isso de maneira mais assertiva. Era importante que criassem ações para reter clientes, que estabelecessem um plano de gerenciamento de crise. Precisavam humanizar a comunicação, de maneira a preservar o relacionamento com seus clientes.

Todas as empresas, independente de seu ramo de atuação, foram ou ainda serão impactadas por esta crise. O que irá dizer se a retomada será mais ou menos traumática será a capacidade de se antecipar ao futuro, de planejar estrategicamente, de perseverar apesar de tudo. Não resolvemos todos os problemas do nosso cliente, mas conseguimos que ele enxergasse uma luz no fim do túnel, que conseguisse perceber o que e como poderia se comunicar com maior clareza e quais eram as melhores ferramentas de marketing digital para otimizar e agilizar suas ações em tempos adversos. Tenho certeza que, com estratégia e perseverança, sairemos mais fortes dessa.

**

Paco Llistó é sócio-diretor da Midiatix. Pensando no momento atual, a agência oferece consultoria online para pequenas e médias empresas que desejam obter melhores resultados nos seus canais digitais. Saiba mais clicando aqui.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos