Vendas: Redes Sociais ou E-commerce?
Para responder essa pergunta precisamos entender alguns pontos. Hoje em dia é muito evidente que as redes sociais estão no centro das atenções, muitos empresários tem investido massivamente nas redes sociais e outros nem tanto. Mas precisamos entender que as redes sociais são apenas um caminho para levar o seu cliente até você e não necessariamente estar nas redes sociais se traduzirá em venda. Calma que já explico!
Quando as redes sociais surgiram o objetivo principal era reunir pessoas que tivessem algo em comum, para matar a saudade, compartilhar ideias, fotos, ou seja, dividir a vida com pessoas importantes. E faz todo o sentido que sua marca esteja inserido nesse contexto, pois marcas fazem parte da vida das pessoas. Mas vender de forma direta nas redes sociais não é um bom caminho, pois as pessoas que estão ali, geralmente não estão interessadas em comprar, elas querem se relacionar, se entreter, ver algo divertido e que faça sentido.
Por isso tem se falado tanto sobre gerar conteúdo de valor e que marcas/empresas estejam investindo tanto nisso. O objetivo não é vender, mas sim fazer parte da vida do seu cliente, o ajudando com conteúdo informativo e educativo sobre o seu produto/serviço. Mostrando ao seu cliente que seu produto pode ajudá-lo a resolver um problema de forma mais natural e intuitiva.
Até aqui tudo bem, eu entendi que as redes sociais devem ser usadas para atrair os clientes, isso quer dizer então que o meu canal de vendas deve ser o e-commerce? Sim e não, isso vai depender do tipo de produto/serviço que você trabalha. Se sua empresa for da área de varejo, por exemplo,sim.
Faz todo o sentido para quem é varejista ter um e-commerce/loja virtual uma vez que são plataformas onde você consegue controlar 100% não estando sujeito a regras impostas pelos donos das plataformas. Por exemplo, você pode mudar o layout, postar inúmeras fotos dos seus produtos, trabalhar um número ilimitado de estratégias de venda ( promoções, descontos, fretes grátis, etc), ter uma estrutura pronta com formas de pagamentos já configuradas, escolha de cores das peças, e-mail marketing, carrinho de compras, impostos, e etc.
Mas e se o meu negócio for uma consultoria que precisa ser negociada corpo a corpo com o cliente? Nesse caso o e-commerce ou loja virtual não se enquadra, mas sim um site otimizado para gerar leads/orçamento através de anúncios e conteúdo rico. Mas esse já um outro assunto que podemos discutir mais em outro post.
Viu como vender hoje na internet é simples e ao mesmo tempo complexo?! Para ser bem sucedido é preciso entender qual a ESTRATÉGIA certa para o público do seu negócio. 😉
E você, como tem vendido na internet? Somente pelas redes sociais ou usa um e-commerce em conjunto com elas? Conte aqui pra gente aqui nos comentários.