Vendedor, Ficar ou Sair?
Será que sabemos o momento certo de mudarmos de emprego em meio á crise? mercado economicamente desfavorável e a famosa pressão por resultados..., além de poucas oportunidades de emprego devido a recessão.
Chega aquele momento que você avalia o que está produzindo em seu emprego e que no geral 'pressão+desgaste+$$$' não estão valendo a pena e que está na hora de buscar uma nova oportunidade profissional e dar ouvidos ao que o mercado está oferecendo (principalmente seus concorrentes).
Antes disso, avalie nos pontos a seguir se realmente faz sentido mudar ou se é melhor continuar e investir no atual emprego, veja:
1. Liste as causas da insatisfação - Coloque na ponta do lápis todas as causas que o motivam a sair da empresa atual. Seja o desejo de aumentar o salário, de diminuir o trajeto percorrido da casa ao trabalho, ou mesmo procurar uma empresa que atenda a outras necessidades profissionais; não importa se o motivo aparentemente seja bobo, identificá-lo é fundamental para que o futuro emprego seja satisfatório e para que o processo de transição ocorra da melhor forma possível.
2. Saiba claramente seus objetivos - Saiba que conhecer os problemas da empresa não basta, é preciso traçar e estar ciente de seus objetivos profissionais. Muitas vezes, profissionais ficam frustrados com seus novos empregos justamente por não estarem cientes do que realmente buscavam com a troca do ambiente de trabalho.
3. Converse com seu chefe – Mudar de emprego - Procure conversar com seu chefe sobre as possíveis maneiras de reverter sua insatisfação, no entanto tenha cautela na conversa e não diga que pretende mudar de emprego. Aponte ao seu chefe o cargo que deseja ocupar e pergunte quais capacitações são necessárias, caso a pretensão seja o aumento salarial por exemplo.
4. Liste possíveis empresas - Liste e aprenda mais sobre as empresas onde deseja trabalhar. Procure saber se os problemas existentes em sua atual empresa não existem na empresa almejada.
5. Desconfie de milagres - Desconfie das ofertas das empresas concorrentes ou mesmo empresas que prometem um salário muito superior ao seu atual. Lembre-se que na maioria das empresas o salário é proporcional ao cargo e à quantidade de tarefas, se a empresa oferecer um salário muito superior pelo mesmo cargo é bem provável que o número de tarefas seja muito maior também.
6. Não espalhe para seus colegas de trabalho - QUIETO! Evite fofocas entre seus colegas de trabalho, portanto não comente com outros funcionários sua intenção em trocar de emprego. O chefe poderá se sentir traído caso saiba por terceiros da sua decisão.
7. Seja honesto - Na entrevista na empresa pretendida seja honesto, não para apontar os lados negativos da empresa atual, mas sim para deixar o novo empregador ciente das suas responsabilidades pessoais e profissionais anteriores. Muitas vezes o clima do novo emprego se desfaz muito rápido simplesmente porque a expectativa nas primeiras semanas de atuação não é correspondida.
8. O chefe é o primeiro a saber – Mudar de emprego - Comunique primeiramente ao seu chefe a sua decisão de deixar a empresa. Lembre-se que se ele souber por terceiros poderá se sentir traído e trazer complicações quanto ao seu desligamento. Mas só comunique a sua saída após ter seu novo emprego 100% confirmado, o clima na empresa ficará muito ruim caso haja necessidade de voltar atrás com o pedido de demissão.
9. Permita que a empresa se adapte à sua saída – Mudar de emprego - Estabeleça um prazo para a sua saída, o objetivo é permitir que a empresa se adapte a sua ausência. Lembre-se de negociar um prazo de duas ou três semanas para inicio de suas atividades com o seu novo empregador.
Vendedores, tenham em mente que manter o status comercial e suas tarefas são de fundamental importância para não deixar de garantir sua comissão (!), fazer o famoso "corpo mole" pode afetar seu bolso nesse momento e lembre-se que no novo emprego (caso tenha decidido em mudar) terás que remar tudo do zero "praticamente", ficando um período sem receber seu variável.
Bora vender?
@rhlink
Contato: clayton-bartalo.branded.me
Account Executive | B2B | Inside Sales | Pré Venda
9 aExcelente texto. Muito bom!
Training Supervisor SAS
9 aMuito bom texto!