Vender é a arte de entender o cliente
Vender é ajudar o cliente a tomar a melhor decisão. Uma vez que você entende o que está por trás do desejo, da ideia ou da necessidade do cliente, fica mais fácil vender. Todo cliente tem uma noção – mesmo que imprecisa – do que projeta para si mesmo, e o seu papel é aproximar o seu cliente do que é melhor para ele.
Nos meus anos mergulhado no dia a dia das empresas, eu percebi que um produto excelente não tem futuro quando a sua venda depende de um profissional que está mais preocupado com a sua comissão do que com o bem-estar do seu cliente. Pessoas são seres humanos, e quando você não humaniza o relacionamento com o seu cliente, rompe mesmo sem querer, com a conexão que leva um cliente a idolatrar a sua empresa, a sua marca, o seu produto ou o seu serviço, o que dificulta e muito vender. Relacionamento é a base de tudo no mundo dos negócios, e quem não intensifica a confiança, amplifica a insegurança, e como nós sabemos, clientes inseguros não compram.
Mais importante do que vender é trabalhar o relacionamento, porque as pessoas tendem a fazer negócios com quem passa aceitação, confiança e empatia. Não existe sorte nesse tipo de cenário, quem fecha mais negócios é quem tem mais competência, mais habilidades e mais motivação. Os melhores clientes compram, mas também opinam, perguntam e questionam, não ficam parados como se tudo o que você falasse e fizesse fosse uma lei.
Para cada centímetro de dúvida do cliente existem quilômetros de concorrentes prontos para atender e surpreender as suas expectativas mais profundas, sinceras e valiosas.
3 pilares para vender sempre:
Recomendados pelo LinkedIn
Rumo ao topo!
Thiago Tombini