#7 - Vender educação é um trabalho árduo | Andragogia Brasil|

#7 - Vender educação é um trabalho árduo | Andragogia Brasil|

Atuo há alguns anos com desenvolvimento de profissionais e em cada nova turma surge o mesmo desafio: Convencer os participantes de que o conteúdo é importante. Não deveria ser assim, mas isso tem uma explicação.

Seja em um treinamento técnico/operacional, ou voltado para gestão, envolver os alunos e despertar o interesse é sempre desafiador para qualquer educador. Há professores que não se importam em ver seus alunos (clientes) com as cabeças baixas e desinteressados pelo conteúdo, portanto se você é um deles, sugiro parar a leitura por aqui.

Se você seguiu a leitura é porque se considera um educador e se importa com o desenvolvimento das pessoas, portanto pode ser que venha a concordar com alguns 'pensamentos' que virão a seguir. 

O problema não começa na sala de aula, e sim, na importância que a organização dá para a educação e competências de seus empregados. Na maioria dos treinamentos empresariais (liderança, vendas, qualidade, etc.) as preocupações são em custos, certificação (entenda isso como um papel onde consta nome, carga horária e uma assinatura) e aplicação dos conhecimentos de imediato.

Quando recebo contato de uma empresa (independente do porte), as perguntas tendem a seguir essa linha:

- "Em quanto tempo você consegue ministrar esse treinamento"?

- "Meus funcionários já exercem a função e sabem o conteúdo, mas o cliente exigiu o curso. O que dá para fazer?"

- "Tem alguns profissionais que precisam se ausentar do curso, pelos compromissos na empresa. Não tem problema ele aparecer só para a prova, né?"

Por sorte, durmo com a consciência limpa de ter contrariado meus clientes em todas as vezes que me fizeram essas e outras perguntas semelhantes. Se a empresa não dá o valor merecido para a educação, consequentemente seus profissionais seguirão nessa mesma direção.

Vender educação é um trabalho árduo, principalmente no meio empresarial, pois muitos profissionais (principalmente os brasileiros) acreditam fielmente que já 'nasceram sabendo', ou que devido aos anos de experiência, nada precisa ser melhorado.

Hey, psiu... Preciso te contar um segredo! Não fique brabo comigo, mas você pode ter trabalhado 20, 30 anos, exercido a mesma função e ocupado cargos de chefia. Só que isso não significa que você é um ótimo profissional, afinal a habilidade (desenvolvida na prática) é apenas uma das competências que você deveria desenvolver. Ou pior, pode ter feito durante todo esse tempo de maneira errada!

A teoria, o conceito e o conhecimento são fundamentais em qualquer área, para qualquer cargo. Por que contigo seria diferente? Aceite a educação, abrace-a e se desenvolva de verdade.

Empresa, não permita que um gerente de Recursos Humanos ocupe um cargo sem antes conhecer, no mínimo, sobre o adulto e suas necessidades. Um encarregado de Produção não deveria ser promovido sem antes entender o conceito de Lean manufacturing e ter estudado Ohno, Womack e qualquer outro que defenda o tema. 

Dados informais do Governo Brasileiro apontam que 61% dos profissionais não possuem a perícia para exercer a atividade do cargo que ocupam. Isso preocupa! É a mesma coisa que chamar 10 de seus melhores profissionais e falar: "Seis de vocês estão me enrolando. Vocês não sabem o que estão fazendo!"

Empresa, aposte na educação continuada. Confie no desenvolvimento de competências da equipe e se hoje está bom, amanhã pode estar melhor ainda. Se você já é líder no mercado, se distancie ainda mais do segundo colocado.

Um treinamento empresarial deveria despertar tanto da organização, como do empregado, a sensação de 'fome de conhecimento', que ao estar em sala de aula é uma oportunidade para que as pessoas se desenvolvam. Conhecimento deve ser uma necessidade básica para a empresa, assim como a matéria-prima é para um produto acabado.

Perceba que minhas palavras são destinadas para as empresas, assim como para os seus empregados. Um é espelho do outro! Empresas inteligentes, possuem equipes inteligentes. Empresas empreendedoras, possuem empreendedores no time. Empresas que aprendem, terão profissionais que estão dispostos a aprender!

Enfim, que tipo de empresa você quer ser?

"Nunca é cedo ou tarde demais para se aprender!"

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos