No verão, é preciso ter alguns cuidados essenciais para a prática de exercícios físicos

No verão, é preciso ter alguns cuidados essenciais para a prática de exercícios físicos

Por Dr. Elcio Pires Júnior

 Com as altas temperaturas, o coração e o pulmão precisam de um esforço maior para trabalhar, pois facilmente pode ocorrer fraqueza, queda de pressão, tonturas, câimbras, náuseas e até desmaios. Outro problema é a desidratação, já que a quantidade de suor aumenta naturalmente durante o verão e, mais ainda, ao nos exercitarmos.

 Não há problema em praticar exercícios em épocas mais quentes, especialmente para quem já está habituado, porém é fundamental respeitar os seus limites. Quando o calor está muito forte é aconselhável diminuir a intensidade e o ritmo do exercício.

 Segundo um estudo da Associação Americana do Coração, do periódico científico Circulation, pessoas com idade entre 45 e 64 anos podem reduzir e até mesmo reverter o risco cardíaco causado por décadas de sedentarismo por meio da atividade física. No entanto, esse objetivo só é alcançado com um comprometimento ao longo prazo, exercitando-se de quatro a cinco vezes por semana, por cerca de dois anos, com atividades aeróbicas.

 Outra dica é optar por atividades em ambientes cobertos. Existem diversos exercícios adequados para altas temperaturas como natação, hidroginástica e surf, que auxiliam e evitam problemas como a exposição prolongada ao sol, que além do desconforto na pele, traz o risco de consequências mais sérias como o câncer.

 Fazer avaliação médica focando na modalidade esportiva escolhida, não malhar mais de uma hora por vez, ter dias de descanso entre os treinos, manter alimentação adequada para o exercício praticado, não trocar refeições para se exercitar, nunca praticar exercícios em jejum e manter um sono regular são algumas dicas importantes para manter a saúde em dia.

 Pessoas com algum tipo de deficiência respiratória ou cardíaca, como hipertensos e diabéticos, são mais suscetíveis aos efeitos do calor, pois eles transpiram menos e, por isso, não têm o resfriamento adequado da temperatura do corpo durante o exercício.

 Portanto, a prática de exercícios físicos pode ser feita por qualquer pessoa desde que tenha acompanhamento médico e siga as instruções, além de bons hábitos alimentares, principalmente com a diminuição de gorduras e sal que são prejudiciais à saúde do coração. Todos esses cuidados devem ser tomados por pessoas de todas as idades, mas alguns grupos em situações de risco devem redobrar sempre a atenção.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos