A verdade é que sem voluntariado não vai dar
Canva - A Woman Browsing the Document while Sitting on the Chair

A verdade é que sem voluntariado não vai dar

Newsletter publicada todo sábado às 11h. Assine para receber as notificações.

#08 Nessa edição você vai ler:

🙀 A verdade é que sem voluntariado não vai dar

🇺🇳 2026: Ano Internacional do Voluntariado

🌏 Voluntariado e Desenvolvimento sustentável - Pilar 1


Existem mais de 2 bilhões de voluntários no mundo.

Só no Brasil, mais de 50 milhões.

Esse é o número de pessoas que desejam fazer a diferença na vida de outras pessoas e comunidades.

Claro, quando têm a oportunidade e a preparação para isso.

Na última semana, aqui no Brasil, comemoramos o Dia Nacional do Voluntário.

28 de agosto.

A data, instituída através da Lei nº 7.352/1985, marca o reconhecimento do voluntariado brasileiro como um meio de implementar a paz, a justiça e a equidade.

As empresas privadas e as organizações da sociedade civil (OSCs) foram as grandes responsáveis por consolidar e manter a cultura de voluntariado no Brasil. Ao longo de décadas de trabalho e engajamento com as questões sociais do país.

A pandemia de Covid-19 e todos os desastres que atravessamos depois disso, só confirmam a força da nossa cultura de voluntariado.

Mas, considerando que chegaremos em 2030, abaixo da meta que estipulamos para tornar o mundo mais sustentável, precisaremos de mais voluntariado.

A verdade é que sem voluntariado não vai dar. Os desafios da sustentabilidade exigem que a gente esteja preparado para agir imediatamente.

O mundo está literalmente derretendo, com novas e antigas guerras violando os direitos humanos, novas e antigas doenças ameaçando a saúde. E tudo isso têm impacto generalizado, nos atingindo aqui no Brasil.

As empresas que têm o voluntariado como instrumento para compartilhar benefícios sociais por meio de suas estratégias CSR, precisarão ser mais ousadas em seus programas de voluntariado.

Impactar de forma mais duradoura, medir o resultado, replicar e dar o exemplo para outras empresas.

E as organizações da sociedade civil precisarão profissionalizar seus programas, ao ponto de contar com as empresas para obter recursos financeiros diretos, mentoria, consultorias probono de voluntários.

E superar o estágio feijão com arroz operacional. É preciso ir além. Especialmente as organizações que funcionam "baseadas em voluntariado", isto é, contando com voluntários para realizar funções de staff.

Precisamos avançar por meio de novos instrumentos gestão de voluntários e indicadores de programa. Conseguir sustentar um programa de voluntariado em ciclos, sistematizar as etapas, e oferecer uma experiência excepcional de voluntariado.

Só assim metas ambiciosas poderão ser alcançadas. À altura do desafio global que temos.

Parabéns voluntários e voluntárias! Vocês são pessoas incansáveis, talentosas e solidárias. Fico imaginando o mundo sem vocês: impossível.


Em números totais de voluntários, a gente só perde para os EUA. Somos medalha de prata!

Essa semana, eu publiquei um ranking dos cinco países com maior número de voluntários no mundo. E o percentual da população que faz trabalho voluntário em cada país.

Em números totais, a gente só perde para os EUA. Somos medalha de prata!

Para conhecer o ranking, é por aqui nesse post


🇺🇳 2026: Ano Internacional do Voluntariado

Em dezembro de 2023, a Assembleia Geral das Nações Unidas consagrou 2026 como o Ano Internacional do Voluntariado para o Desenvolvimento Sustentável.

O marco foi estabelecido com o consenso dos Estados-Membros, que reconheceram a importância vital do voluntariado para um futuro sustentável.

A resolução da ONU é um apelo global para que voluntários de todos os países intensifiquem os esforços em prol dos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

🇧🇷 Eu considero este chamado extremamente urgente diante das adversidades crescentes, como as alterações climáticas e conflitos armados, que exacerbam a vulnerabilidade das populações

🇧🇷 O Brasil, como nação que se destaca pelo seu expressivo número de voluntários, com 57 milhões de pessoas engajadas, não pode se eximir deste movimento global

🇧🇷 Declarar o Ano Internacional do Voluntariado também no Brasil, terá o poder de estimular a criação de mais programas de voluntariado, que serão conduzidos por organizações comunitárias, instituições governamentais e empresas privadas.

E contribuindo significativamente para o avanço da Agenda 2030 no país.


change.org


Por isso, em janeiro de 2023, como pessoa física, eu publiquei uma petição no maior site de mobilização on-line do mundo:

Solicitando ao Ministro Rui Costa, Chefe da Casa Civil do atual governo, que ajude a oficializar o ano de 2026 como o Ano Internacional do Voluntariado para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

A petição ganhou rapidamente 300 assinaturas. Mas ainda é pouco para influenciar uma decisão política.

Conto com a sua ajuda, para juntos e juntas oficializarmos o ano de 2026 como o Ano Internacional do Voluntariado para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

Para assinar e compartilhar a petição é por aqui:

https://chng.it/mFQ4ssDQxQ


🌏 Voluntariado e Desenvolvimento sustentável - Pilar 1

A criação conjunta é uma competência fundamental para capacitar voluntários para no desenvolvimento sustentável.

Essa competência vai além do conhecimento geral sobre os ODS.

Estamos na década da ação, a reta final para chegar em 2030.

É logo ali, e os objetivos de desenvolvimento sustentável estão longe de serem plenamente alcançados.

Os programas de voluntariado que conseguirão comprovar a sua contribuição para a sustentabilidade serão aqueles que capacitaram seus voluntários.

Para gerar resultados que não retrocedem facilmente.

E às organizações responsáveis por esse impacto, será dado o devido reconhecimento público.


Pilar 01: criação conjunta


Para saber em que se baseia o Pilar 1, como ele promove a colaboração necessária e garante o impacto positivo e responsável do trabalho voluntário,

acesse o post completo na página da Voluntariar aqui no LinkedIn.


Essa edição da Voluntariar de sábado gerou valor para você?

Então, me faz um favor?

🔁 Compartilhe com a sua rede no LinkedIn?

🔔 Você também pode seguir Rafael Medeiros para receber conteúdo diário sobre voluntariado

🔔 Siga Voluntariar para engajar voluntários na sua organização


Fazer o bem é só o começo.

Bom sábado!

Rafa.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rafael Medeiros

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos