A Verdade sobre Vazamentos de Dados: Uma ameaça que pode custar Bilhões
Vivemos em um mundo cheio de tecnologias de compartilhamento de informação que ao mesmo tempo que vem pra facilitar nosso dia a dia criam brechas a serem exploradas por hackers, e por isso, não podem mais ser vistas como uma preocupação secundária nas estratégias empresariais. Ignorar a importância dos investimentos nesse setor pode resultar em consequências desastrosas.
De acordo com o Relatório de Exposição de Dados (DER) de 2024 da Code42, os vazamentos de informações originados internamente aumentaram em 28% nos últimos dois anos, destacando a urgência de se priorizar a segurança cibernética.
É alarmante observar que muitos dos vazamentos de dados têm origem dentro das próprias organizações. Adotar no dia a dia de toda a empresa as boas práticas, como as recomendadas pela LGPD, é crucial para mitigar esses riscos.
Violações internas podem resultar em perdas substanciais, com um único incidente podendo custar na casa dos bilhões a empresa. Esse alerta ressaltam a necessidade urgente de medidas eficazes de proteção de dados.
Os dados revelam que a alta portabilidade dos dados e os múltiplos canais disponíveis nas organizações contribuem significativamente para as perdas de dados. Além disso, uma força de trabalho distribuída, incluindo funcionários remotos, muitas vezes recorre a práticas de segurança inadequadas, como o uso de plataformas não autorizadas para compartilhamento de informações. Isso expõe as empresas a ameaças adicionais, aumentando ainda mais os riscos de violações de dados.
Para combater essas ameaças, as empresas precisam adotar soluções abrangentes de segurança cibernética, sendo algumas delas:
Recomendados pelo LinkedIn
A hesitação em priorizar a segurança digital não apenas coloca em risco a continuidade das operações das empresas, mas também pode acarretar em enormes prejuízos financeiros.
Evite ser a próxima vítima!