A verticalização do conteúdo Live Streaming no Tik Tok
Rooi, na última quarta-feira (16|09|2020) realizamos uma experiência bem diferente e inusitada: uma live multicâmera completamente verticalizada (e não foi pelo celular). O.o
Com a modernização dos gadgets e a aparição de novos formatos de telas, como o do Instagram, tem sido cada vez mais comum a produção de conteúdo vertical (9x16). Já faz alguns anos que produtores de conteúdo audiovisual vêm experimentando essa novidade fazendo com que plataformas, como Youtube e Facebook, tenham que se adaptar às telas dos novos celulares.
Durante a quarentena, as lives ganharam espaço e se tornaram muito mais democráticas. Passou a ser normal pessoas comuns criarem esse tipo de conteúdo de suas próprias casas utilizando ferramentas como Instagram, Zoom e, mais recentemente, o Tik Tok. Essa popularização foi essencial num momento em que todos estavam isolados e precisando se conectar apenas virtualmente.
Mas, apesar das lives verticais do Instagram terem conquistado um público surpreendente, a rede social ainda não oferece a possibilidade dessa mídia ser gerada de forma profissional através de um servidor RTMP, ou seja, toda filmagem deve ser feita pelo próprio celular.
Nesse momento, muitas marcas e eventos gostariam de aproveitar os números do Instagram para criar conteúdos mais profissionais dentro da plataforma. Até existem sites que “permitem” essa realização, mas não fazem parte da plataforma, então acabam se tornando “ilegais” e sem “segurança”. Dessa forma, é bastante improvável que o público consiga assistir lives super produzidas em 9x16.
Bem-vindos ao improvável mundo do Tik Tok, plataforma que tem atraído cada vez mais espectadores e que proporciona diversas brincadeiras, filtros, lives e uma quantidade enorme de conteúdo utilizando seus próprios recursos. O aplicativo revolucionou as lives verticais ao liberar servidores RTMP para lives profissionais em 9x16, mas essa ferramenta ainda é muito nova e está sendo utilizada para projetos bastante específicos.
A Go Live, segunda tela oficial da Copa Continental do Brasil surgiu de uma parceria entre a SP2 BRAZIL e a Klefer em 2018. O programa tem um formato bem original que mistura influenciadores digitais com futebol e diversos outros assuntos, sempre direcionado para os trends mais relevantes da internet. Em 2020, foi a vez do Tik Tok entrar nessa onda e se tornar a principal plataforma de exibição desse produto totalmente vertical.
O grande desafio atual dessa nova tecnologia é encontrar uma forma de pensar na direção de imagem e conteúdo para gerar um produto 100% verticalizado. Para a Go Live, por exemplo, precisamos receber todas fontes de imagem em 16x9 na Tricaster TC1 e utilizar uma câmera à 90 graus para conseguir um plano geral do estúdio.
Para subir o Streaming em 9x16 foi fundamental o uso do OBS Studio - que é nosso queridão desde 2016. A partir do protocolo NDI da Newtek conseguimos puxar todas as imagens para dentro do OBS que fez as adaptações necessárias para criar um super show todo na vertical. Isso tornou a operação híbrida entre o 16x9 e o 9x16 um sucesso.
Acredito que, em pouco tempo, muitas marcas irão se apropriar dessa ferramenta incrível que é o Tik Tok Live, o que deve revolucionar as transmissões verticais na internet. E posso dizer que a SP2 BRAZIL está 100% preparada para essa revolução.
Bruno Rocha
Gerente de Tecnologia SP2 BRAZIL
Diretora Artística e de Fan Experience
4 aExcelente artigo!
Direção / Show Caller - Broadcast, live TV, show e eventos
4 aPerfeitos!