Viabilidade das melhorias dos processos nas organizações

Viabilidade das melhorias dos processos nas organizações

Querer fazer acontecer é diferente de querer fazer. Muitas vezes, percebemos que as organizações têm interesse em melhorar seus processos, em crescer e transformar seu negócio, mas na hora de viabilizar não é bem assim! Existem vários fatores que podem fazer o jogo mudar, e os processos não saírem do papel. Uma delas são as estratégias de negócio que com seus objetivos, podem sofrer influência do mercado externo ou interno, através: das politicas, dos recursos, das leis, das normas, das pessoas, da sua cultura e entre outros.

Existem fatores estratégicos que os patrocinadores levam em consideração antes de tomarem decisão, e algumas vezes, certas melhorias podem ficar para depois. É uma questão que vai além da cultura, das pessoas e dos recursos tecnológicos. É uma questão política estratégica que faz o negócio acelerar ou pausar, expandir ou regredir. Por esse motivo, os profissionais de processos devem sempre ter acesso às informações estratégicas da organização, devem entenderem o negócio para buscarem as melhorias mais precisas, com os melhores resultados. A comunicação é essencial e fundamental entre esses profissionais, pois, o profissional de processos deve saber para onde a organização quer ir, como, quando e quanto ela está disposta a investir para agir e entregar os seus resultados. O alinhamento estratégico é fundamental, além do diagnostico situacional e estratégico que esse profissional deve fazer.

Existe uma expectativa do profissional de processos ao programar todas as melhorias propostas para organização, mas tudo depende da estratégia da organização e como ela vai conduzir essas melhorias de acordo com o cenário atual, pode ser a médio ou em longo prazo a sua implementação. O patrocinador vai saber o que é melhor para sua organização naquele momento. Esse, assumi a responsabilidade por todas as ações e não ações da sua organização. Já ao profissional de processos cabe fazer o seu trabalho mostrando os seus benefícios através de dados e fatos, isso é entregar valor para apoio a tomada de decisão.

Desta forma, falar de negócio, de processos, de política e de gestão estratégica está tudo interligado. É falar da organização viva, que é dinâmica e está à disposição dos acontecimentos e ações do seu meio. Isso é orgânico, isso é fantástico para o crescimento das organizações. Assim, o trabalho é um conjunto de esforços do profissional de processos e dos patrocinadores da gestão, para melhor condução do negócio, para crescimento contínuo da organização, ouvindo a situação daquele momento, sendo ela interna ou externa.

Conhecer a organização é entender isso tudo! 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos