Viagens corporativas: Dicas das Tendências para viagens em 2020
Estamos a caminho do próximo ano e o seguimento das viagens corporativas precisa estar atento às tendências que virão.
Inovações continuam a crescer e, tecnologias cada vez mais inteligentes, estão aparecendo.
Além das tecnologias, a preocupação com a segurança dos viajantes, em especial as mulheres, também é uma tendência para 2020.
Por isso, neste artigo você poderá seguir as tendências que conduzirão as viagens corporativas para o final de 2019 e o ano de 2020.
Confira!
1 - Segurança das viajantes do sexo feminino
As mulheres que viajam a trabalho representam mais de 40% dos viajantes corporativos das empresas.
O fato é que as mulheres enfrentam muito mais riscos em relação aos homens, quando viajam a trabalho.
Nesse sentido, as empresas precisam fazer algo a respeito, pois apenas 18% das políticas de viagens corporativas tratam especificamente da segurança feminina nas viagens a negócios.
Sabemos que as ameaças contra a segurança afetam drasticamente a produtividade e o bem-estar das mulheres, por isso a preocupação maior é com assédio sexual, roubos e assaltos.
Por isso, as políticas de viagens precisam abordar de uma forma mais intensa e séria essas questões com a segurança.
2 - Mais agilidade nas reservas
50% dos viajantes de negócios gastam até 1 hora fora do dia de trabalho para fazerem reservas e 18% gastam entre 1 e 2 horas.
Nesse sentido, o uso da tecnologia poderá melhorar muito a produtividade dos funcionários com o uso de bots e machine learning.
E isso vale tanto para os viajantes quanto para os envolvidos no processo como os gestores e organizadores de viagens, bem como das agências de viagens corporativas.
Essas tecnologias incluem: pesquisas antecipadas baseadas em informações de calendário e classificação automática de despesas comerciais versus de lazer para viagens, envolvendo ambos os componentes.
Na gestão de gastos, as tecnologias que leem dicas manuscritas sobre recibos serão substituídas pelo reconhecimento ótico de caracteres, que permite às empresas analisar e auditar os gastos em escala e velocidade sem precedentes.
3 - Bleisure
Os bleisures estão cada vez mais presentes nas viagens corporativas. O termo significa a mistura de business (negócios) e leisure (lazer).
Em 2019 já é presença marcante nas viagens corporativas e em 2020 continuará com força total.
Muitas pessoas têm aproveitado a viagem a trabalho para encaixar alguma atividade de lazer na agenda, como uma ida ao teatro, a museus e pontos turísticos, praias, entre outros passeios.
Essa prática está cada vez mais comum e proporciona ao viajante um descanso, além de combater o estresse.
4 - Gamificação
A gamificação, que vem do inglês gamification, derivado de game (jogo), surgiu da necessidade, por parte de algumas empresas, de motivar e valorizar suas equipes.
Com isso, premiações por desempenho e uma série de atrativos para processos considerados entediantes foram criados.
No entanto, as premiações são concedidas aos trabalhadores que atingem metas. Viagens para eventos corporativos e lazer com a família estão entre os prêmios mais comuns.
5 - Mobilidade
As soluções que melhoram a mobilidade serão cada vez mais importantes para o mundo das viagens corporativas.
Por isso, o setor de turismo corporativo precisa investir em tecnologias para aparelhos móveis, que deem conta de:
- agilizar processos (reserva e pagamento de hospedagem por meio de aplicativos e chatbots);
- desburocratizar (o gestor pode aprovar a transação e assinar autorizações de qualquer lugar);
- controlar o orçamento (eliminação de notas fiscais e recibos para a prestação de contas, de modo que o funcionário pode fazer isso por aplicativos de celular, tirando uma foto do comprovante, por exemplo).
6 – Inteligência artificial
A inteligência artificial é uma das tendências mais fortes da atualidade e não mudará para 2020.
O uso de sistemas inteligentes, como por exemplo: chatbots, softwares de chat automáticos que “conversam” com os usuários, estão entre as ferramentas mais utilizadas entre empresas de viagem e turismo no relacionamento com seus públicos.
Alguns desses aplicativos ajudam a: fazer o itinerário da viagem, sugestões de transporte, informa a previsão do tempo no destino e também oferece guias com informações sobre a cidade em que o viajante estará.
Outros, indicam opções de voos e hotéis alinhados às preferências e ao perfil do viajante.
Viagens corporativas são essenciais para as empresas e promovem grandes benefícios, entre eles, a capacitação de profissionais em cursos e palestras, fechamento de parcerias essenciais e, uma das mais importantes: poder promover o nome da marca em vários lugares.
Por isso, no mundo dos negócios, as viagens corporativas precisam acompanhar as tendências para que o sucesso seja garantido!