A vida é feita de... Mudanças.
Photo by Pablo Heimplatz on Unsplash

A vida é feita de... Mudanças.

Há algumas semanas estava na igreja da minha cidade ouvindo uma palavra que falava sobre mudanças, que são difíceis, mas extremamente necessárias. Todos sabemos que mudar não é fácil, exige muito de nós, demanda dedicação, e nem todas as vezes traz bons resultados. Ficar no mesmo lugar de sempre é muito mais confortável e pode por vezes até parecer mais vantajoso. Afinal, podemos ter a sensação de que estamos em uma zona segura. No entanto, existe um velho ditado muito conhecido que diz: mar calmo não faz bom marinheiro.

Quantas vezes fugimos de mudanças por medo? Por medo de dar errado, de não nos adaptarmos, por medo daquilo que é novo. O resultado: uma vida inteira pensando como teria sido. Pode ser que existam outros fatores que nos impeçam de mudar, mas muitas vezes depende somente de nós. Que tal dar o primeiro passo? Que tal experimentar algo novo? Quebrar a barreira do medo e ir além? Não importa quem, todo mundo é capaz de fazer isso.

Por onde começar? Não precisa sair largando o emprego, por exemplo. Mas que tal mudar o caminho que você faz todos os dias até o trabalho? Ou falar com aquele colega que você nunca cumprimentou. Ou, quem sabe, se oferecer para participar em um trabalho que seja de outro setor da sua empresa. A mudança não precisa ser drástica para ser significativa, é com pequenos passos que se fazem grandes caminhadas. Muitas vezes tentamos mudar radicalmente de uma só vez, e isso pode ser um tiro no pé, nos conduzindo rumo ao fracasso. A virada de chave ocorre quando entendemos que não precisamos mudar o mundo, mas que podemos mudar a nós mesmos. Por que a mudança verdadeira sempre ocorre primeiro em nós, quando decidimos dar um passo além. O resto são os frutos que colhemos.

Escrevi esse texto porque me peguei lembrando daquela pregação na igreja e também porque tenho vivido um momento de muitas mudanças em minha vida. Apesar de possuir um grande apetite pela mudança, eu também sinto aquele frio na barriga todas as vezes, mas procuro enxergar mais como adrenalina do que medo. Conheço muitas pessoas que são completamente avessas ao risco, que se sentem confortáveis com o jeito que a banda toca, mas eu não consigo ser assim.

Acredito que pessoas inquietas fazem do mundo um lugar um pouco melhor para viver. O inconformismo nos leva a alçar voos cada vez mais altos, nos mostrando que atrás das nuvens escuras de chuva existe um Sol brilhando. Por isso, experimente hoje mudar alguma coisa em sua vida, por menor que seja. Dê o primeiro passo, até por que a vida não é feita somente de escolhas, ela também é feita de mudanças. Por isso, comece por você mesmo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos