A vida é muito curta para não estudar e trabalhar com o que você gosta

A vida é muito curta para não estudar e trabalhar com o que você gosta

Impulsionada pelo estoicismo e mais especificamente pela frase “Respice post te. Hominem te esse memento. Memento mori.” - que em português quer dizer “Olhe ao seu redor. Não se esqueça de que você é apenas um homem. Lembre-se de que um dia você vai morrer.” – passei a manhã refletindo sobre minha vida. Este início de ano tem sido de muitas perdas e isso tem reforçado minhas reflexões.

Passamos boa parte de nossas vidas estudando e trabalhando, sendo assim, os nossos objetos de estudo e trabalho são de extrema relevância em nossa existência. Você já parou para pensar que, se a única certeza que temos na vida é a morte, não faz sentido nenhum que ocupemo-nos com ofícios e assuntos que não gostamos verdadeiramente?  

Em 2017, eu estava insatisfeita com o percurso que estava traçando. Sou produtora de TV, profissão que é interessante e dá muitas possibilidades de aprendizagem, mas percebi que não é o que quero fazer para minha vida. Sem saber qual caminho seguir, procurei cursos que se relacionassem com a minha graduação nas mais diversas áreas e, em 2018, já prestando consultoria para a Allike Brasil de forma informal, decidi me matricular em um curso de especialização como analista de marketing digital.

Lá encontrei mais do que a profissão que quero seguir, mas também uma verdadeira paixão por inovação, estratégias de conteúdo e de marketing digital, tendências de comportamento e mercado, entre outras temáticas. Me tornei sócia da Allike Brasil e conheci pessoas que mudaram minha vida. No início desta semana, me inscrevi na Pós-Graduação de Inovação, Design e Estratégia da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio (ESPM-Rio), meta que tracei no meio do ano passado, através de um exercício orientado pela professora Veronica Marques, que também é a mentora da minha (nova) carreira, e uma pessoa que eu adoro.

EXERCÍCIO DE METAS PARA OS 3 SETORES DA VIDA: PESSOAL, PROFISSIONAL E ACADÊMICO

Nunca havia parado para traçar metas específicas em cada setor da minha vida. Quando a Veronica propôs esse exercício, não fazia ideia de como seria difícil fazê-lo e da importância que ele teria pra mim. Na tarefa, conseguimos visualizar melhor o que queremos; quais os motivos para isso; como chegaremos lá; e quais pessoas que estarão ao nosso lado e nos guiando durante o processo.

Pegue um papel e caneta, ou cartolina e post-its ou abra seu word/excel. Separe em três colunas: Pessoal, Profissional e Acadêmico. Depois faça 5 tópicos (linhas) em cada: Metas, Por quê, Como, Mentores, Incentivadores.

METAS - Em cada coluna, você definirá as suas metas de curto, médio e longo prazo. Para cada, você pode colocar mais de uma opção.

POR QUÊ - Aqui você explicará o por quê de cada meta. Faça uma reflexão sincera dos motivos de você ter aqueles objetivos.

COMO - É hora de traçar como você pode chegar lá. Do que você precisa para alcançar suas metas? Qual caminho você terá que percorrer?

MENTORES - Mentores são os nossos guias no processo. Quem são aqueles que procuramos para dar conselhos consistentes em cada setor da nossa vida? Mentores, geralmente, já tem alguma experiência na área e podem te indicar o melhor caminho.

INCENTIVADORES - Quais são as pessoas que te incentivam a correr atrás dos seus objetivos? A quem você recorre quando precisa desabafar?

Ainda estou longe de conseguir conquistar todas as metas que tracei, mas sei quais caminhos terei que percorrer e, aos poucos, vou alcançando meus objetivos. Celebro cada vitória e dou valor a cada passo que eu dou em direção às minhas metas. Propósitos nos movem e movimentam o mundo. O tempo é curto e precisamos nos dedicar àquilo que preenche nossas almas. Planeje-se e invista no que realmente te traz satisfação. Estude e trabalhe com propósito!

-

Referência:

Veronica Marques - Designer de experiências (DX, CzX, CX e UX) e conteúdos, remixadora criativa, consultora de Comunicação, Marketing, Inovação e Economia Criativa. Dá aulas de Comunicação, Marketing, Inovação, Empreendedorismo e Economia Criativa na ESPM, Unicarioca, Live University e Polo Criativo. Criou o método pense-viva-sinta de desenvolvimento de experiências interativas, sensoriais e emocionais. Atua como mentora voluntária para jovens universitários, maneira de devolver a mentoria que recebeu ao longo de toda sua trajetória profissional.

Há quase vinte anos, atua na realização de ações estratégicas para marcas, causas, produtos, serviços, empresas, organizações sem fins lucrativos, organizações governamentais e organizações da sociedade civil brasileiras e internacionais.

É mestre em Economia Criativa pela ESPM Rio (2018). Tem Pós-MBA em Comunicação e Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas (2012) e foi a única brasileira integrante do “Bridge Builders Cohort: curso de liderança para mulheres” (2011) da WFN (EUA). Conta com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2009) e é pós-graduada em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial pela UniverCidade (2004). Tem extensão em Comunicação Corporativa e Gerenciamento de Crise pela Fundação Getúlio Vargas (2003) e graduação em Jornalismo pela Universidade Gama Filho (2002).

Revisaram: Você já parou para pensar que, se a única certeza que temos na vida é a morte, não faz sentido nenhum trabalhar em ofícios e estudar assuntos que não gostamos verdadeiramente? No artigo desta semana, além de falar sobre essa questão, explico um #exercício que foi fundamental para conseguir entender meus #propósitos.

Isabella Gatti - Jornalista e Sub-coordenadora de Produção na Rio TV Câmara

Caroline Lisboa - CMO da Allike Brasil e Consultora de Marketing Digital

                    

Plinio Pezzuol Jacobi

engenheiro eletricista (opção eletronica) | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

5 a

Nunca li coisa tão certa, trabalhar naquilo que gosta! Como passamos mais tempo em nosso trabalho do que com nossas famílias a importância disso é muito grande. Nosso entusiasmo contagia os colegas de trabalho tornando o ambiente mais leve, mais animador e a produtividade aumenta. No livro "Empreendedorismo", José Dornelas cita isso como uma das condições básicas a serem levadas em consideração por qualquer pessoa que queira empreender.

Que lindo depoimento! Obrigada por compartilhar conosco! Muito êxito e sucesso em sua vida!

ADELIA MACIEL

Turismóloga / Gestão Hoteleira

5 a

Sim. Depois que vira mãe, o tempo corre em uma velocidade tão anormal que se não dermos atenção para o que gostamos de fazer e o que devemos fazer acabamos por esquecer da nossa própria vida. Maternidade anda junto com nossos desejos!

Thaissa da Rocha

Product Designer at Farfetch

5 a

Que relato lindo Gabi, fico muito feliz que você tenha se "encontrado" em sua jornada e te desejo muitos frutos maravilhosos ! Ler depoimentos como esse acalmam meu coração e mente ainda em busca do meu espaço profissional. Obrigada por dividir conosco e parabéns pelas conquistas de cada passo seu !

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos