A vida é sempre a melhor escolha!

A vida é sempre a melhor escolha!

Você já ouviu falar em “Mundo VUCA”? É uma sigla em inglês para Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade). Ou seja, a fórmula perfeita pra gerar em nós uma ansiedade descontrolada ao ponto de não conseguirmos usar nossas habilidades de contornar o estresse diário. Já se sentiu assim, né? Pois é, quem nunca?

Pega um café ou um chá, senta aí, reclina a cadeira e vamos conversar porque trouxe algumas técnicas e hábitos que podemos inserir na nossa rotina pra driblar o cansaço físico e emocional e minimizar os impactos de sobreviver numa sociedade tão frenética.

Antes de tudo, aqui não tem uma fórmula mágica pra você colocar em prática num dia e dizer “agora sim a minha saúde mental está em dia e não tenho ansiedade”. O importante é se autoconhecer e ouvir o seu corpo e buscar ajuda de profissionais especializados em cada área. Essa já é a primeira dica: o nosso corpo fala e constantemente dá sinais dos nossos limites. Precisamos olhar pra ele com mais carinho e cuidado.

Quero te perguntar: como está o seu sono? Uma boa noite de sono tem alguns requisitos que vão desde estabelecer um horário regular pra dormir e acordar, fazer refeições mais leves à noite e deixar os eletrônicos longe da cama. Recomendo a leitura desse artigo com mais dicas pra te ajudar a dormir melhor.

Comer bem não é comer muito. É comer com qualidade. Se você tem o costume de sempre comer as mesmas coisas todos os dias, é hora de repensar esse hábito, porque variar o cardápio é importante para trazer harmonia entre corpo e mente. Sabe aquela história de que um prato colorido é uma opção mais saudável? É bem por aí. O ideal é se consultar com profissional de nutrição que vai prescrever uma dieta equilibrada e que se adeque ao que você precisa. Mas caso não seja possível nesse momento, dar preferência aos alimentos in natura e evitar o excesso de sal, açúcar e gorduras já é um grande passo.

Quando a gente faz exercício físico, liberamos endorfina e serotonina. E adivinha como esses dois hormônios são conhecidos? Isso mesmo, hormônios da felicidade! Eles regulam nosso humor e quando estamos mais felizes, consequentemente nossa saúde mental é fortalecida. Academia? Pode ser. Corrida no quarteirão? É outra opção. Movimentar o corpo com alguns tutoriais no YouTube? É ótimo. O importante é sair da inércia. Lembra daquela frase "corpo são, mente sã"? É sobre isso.

Eu sei que você tem filho, tem de preparar a comida do dia ou da semana, arrumar a casa, dar conta de um negócio de renda extra, tem leitura da faculdade pra colocar em dia depois da jornada de trabalho... E por aí vai. Eu passo por isso também. Mas que tal você escolher agora, nesse exato momento, pelo menos um desses hábitos e a partir de hoje começar a colocá-lo em prática? É assim, um passo de cada vez. E se ainda for difícil começar sozinho, chama o best friend pra começar junto. Você vai fazer bem a si mesmo e ainda ajudar outra pessoa!

E por falar em amizade, que tal ficar atento àquele amigo ou amiga que está passando por algum momento difícil? Ter alguém pra desabafar sem julgamentos talvez seja a única coisa que essa pessoa precisa agora. E se você for essa pessoa, não fique em silêncio, procure ajuda e não tenha vergonha de reconhecer a necessidade de desabafar pra aliviar a pressão. Converse com um amigo ou fale com um profissional!

Então, a conversa estava boa, mas antes de ir quero deixar um recado final: não se cobre demais! Seja gentil com você mesmo porque ninguém é de ferro (ainda quero falar mais sobre isso por aqui). Somos seres sociáveis por natureza e precisamos das outras pessoas pra conseguir vencer nossos desafios diários. A vida é sempre a melhor escolha e você não está só nessa!

Isabella Raabe

Psicóloga (CRP 02/30219) | Psicoterapia | Orientação Profissional | Transição de Carreira | Gestão de Pessoas

2 a

Muito bom!!! 👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos