A Vida é um Combo: Aceite o Pacote Completo
Quem nunca quis só a parte boa de algo, não é? Todos queremos apenas as partes boas da vida. Quem é que não gosta de uma boa notícia e, também, detesta uma notícia ruim?!
Queremos ser mais bem remunerados, ganhar mais dinheiro, mas não necessariamente desejamos mais trabalho. Almejamos uma promoção, crescer dentro da empresa, mas para essa promoção chegar temos que agir, temos que colocar um certo o esforço extra que justifique a ascensão e muitas vezes não queremos aceitar que para termos essa recompensa temos que colocar o nosso esforço.
Buscamos a felicidade, mas raramente paramos para pensar em como podemos contribuir para a felicidade dos outros. Se eu estou feliz, porque é que os outros também tem que estar? É um pensamento egoísta, de apenas um lado sem demonstra preocupação com o todo.
Todas essas atitudes são naturais, somos seres humanos, pensamos primeiramente em nós, naquilo que nos traz prazer para apenas depois pensarmos nos outros. Não se trata tanto de sermos egoístas e sim de pensarmos primeiro no nosso prazer.
Mas no geral a vida não funciona desse jeito. A vida nos é apresentada em um "combo". Para quase tudo temos que aceitar que o que estamos vivendo, aquilo que nos é apresentado é um pacote completo, cheio de altos e baixos, de momentos que amamos e de outros que nem tanto.
Quando vamos assinar um pacote de TV a cabo, por exemplo, queremos assinar os canais de esportes, variedades, shows, filmes, séries, mas o pacote também vem com artigos de vendas, cultos e mais cultos, o canal do boi e nós não queríamos isso. Ah, e não nos esqueçamos da linha de telefonia fixa que praticamente não usamos, ela nunca toca, a não ser quando da outra ponta da linha está algum telemarketing. Quem tem ou já teve um pacote de TV a cabo sabe do que estou falando. Faz parte do pacote, não dá para escolher só o que nos agrada.
Recomendados pelo LinkedIn
E não é diferente no trabalho, nos relacionamentos e até nas pequenas decisões do dia a dia. Quando você compra um frango no supermercado, por exemplo, leva o peito, claro, mas também os ossos, a pele, o miúdo. Você não pode escolher apenas o que quer e ignorar o resto, a não ser que adquiramos apenas a parte que nos interessa e paguemos mais caro por ela.
Essa é a realidade da vida. E quem aprende a lidar com esse "combo", a aceitar que nem tudo são flores, e que os desafios fazem parte da vida, vive com mais leveza. Quem quer apenas o lado bom, sem encarar as dificuldades, acaba se frustrando, torna a vida mais pesada, luta mais, sofre mais.
É preciso entender que cada fase tem seus desafios, que não existe felicidade plena sem um pouco de dificuldade no caminho. O combo está sempre presente, é o nosso pacote, o nosso pacotão!
O sucesso no trabalho exige esforço, planejamento e sacrifícios. A promoção que almejamos vem depois de várias entregas e compromissos extras. E aquela vida mais feliz que tanto sonhamos, ela também depende de como impactamos a vida ao redor.
Então, da próxima vez que pararmos para pensar que a vida poderia ser apenas um mar de rosas, devemos nos lembrar: a vida é um pacote completo. Cabe a nós escolhermos como navegar pelas partes que menos gostamos, porque elas também fazem parte do caminho.
#VidaReal #Reflexão #CrescimentoPessoal #DesenvolvimentoHumano #PenseForaDaCaixa #Equilíbrio #Autoconhecimento #TrabalhoEDedicação #Desafios #LiçõesDeVida #Combo #PacoteCompleto
Gerente de Auditoria Interna FIEMG - Advogada, Especialista em Direito e Gestão dos Serviços Sociais Autônomos - Conselho Deliberativo da Mais Previdência (EFPC) - Membro do Instituto de Auditores Internos do Brasil.
3 mBoa, Eder Carvalho! Divertido e verdadeiro!
Meu amigo, que excelente reflexão! Gostei também das figuras. O Uso da tecnologia é parte do combo rsrsrs, sem ela o caminho fica mais difícil, mas como qualquer item do combo tem seus benefícios, ameaças e riscos. Parabéns e grande abraço