Vida Mais Saudável !
Dica Joamp Seguros para uma Vida Mais Saudável !
Hipertensão, uma doença cada vez mais comum
Infelizmente o número de hipertensos cresceu nos últimos anos e hoje acomete cerca de um terço da população mundial. Saiba o que é e como prevenir
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a hipertensão, popularmente conhecida com pressão alta, é uma doença que caracteriza-se quando a pressão arterial é igual ou maior a 14 por 9. Imagine que os vasos e o coração sejam torneiras abertas, ligadas a muitos esguichos. Se fecharmos as pontas dos esguichos, a pressão dentro deles aumenta. É o que acontece quando o coração bombeia o sangue, mas os vasos são estreitados e a pressão sobe. Com o tempo os vasos podem entupir ou romper, causando problemas.
Isso pode acontecer por vários motivos. A hipertensão essencial, ou primária, surge sem uma causa definida. Já a hipertensão secundária é causada por fatores como tabagismo, consumo excessivo de álcool e sal, obesidade, diabetes, colesterol alto e apneia, entre outros.
O diagnóstico é realizado por um especialista pela medição com um esfigmomanômetro, conhecido como “aparelho de pressão”, já que no início pode não haver sintomas. Toda pessoa deve medir ao menos uma vez por ano. Já para os obesos, fumantes e diabéticos ou com histórico familiar, recomenda-se medir mais vezes. Outro exame é a monitorização ambulatorial da pressão arterial (M.A.P.A), mais completo.
Mas uma vez diagnosticada a hipertensão deve ser tratada com seriedade, pois ataca os vasos, coração, olhos, rins e cérebro e pode causar infarto, acidente vascular cerebral (avc), e alteração na filtração dos rins. Ela é uma doença que acomete homens, mulheres, idosos, gordos e magros e até crianças.
O tratamento depende do estágio da doença em cada paciente e somente o médico poderá dizer quais medidas adequadas. Pode envolver remédios e mudanças no estilo de vida. Não há cura, mas em alguns casos consegue-se controlar a pressão apenas mudando alguns hábitos. Aqui estão as recomendações da SBH:
Meça a pressão pelo menos uma vez por ano
Pratique atividades físicas todos os dias
Evite a obesidade
Adote uma alimentação com pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes
Não se exceda no álcool
Não fume
Evite o estresse
Ame e tenha tempo para a família e os amigos
Obs: Opte pelas gorduras do tipo insaturado (poli-insaturadas e monoinsaturadas) encontradas em óleo vegetais, nozes, sementes, peixes gordurosos e abacate. Gorduras saturadas, do tipo trans e colesterol ameaçam a saúde das artérias. (Exemplo: fast-food, batata frita de saquinho, biscoitos recheados e salgadinhos industrializados). Essas devem ser evitadas.
#vidasaudaveltokiomarine #previnir & #proteger