"Vida que segue"​: a importância de você continuar a sua trajetória profissional

"Vida que segue": a importância de você continuar a sua trajetória profissional

Com toda certeza, você já deve ter ouvido ou falado a expressão “Vida que segue”. Esta expressão nunca foi tão rainha quanto na vida profissional, principalmente quando você encerra um ciclo num empregador por vontade sua ou dele!

Te convido a pensar na importância de você recapitular a sua história e feitos dentro da empresa, principalmente da mais recente de sua carreira. No entanto, deixar ir as histórias que já não contribuirão em nada para você deve ser uma prática adotada para o seu próprio bem.

Quantos não são os profissionais que saem de uma empresa e continuam a tentar saber o que anda acontecendo nos bastidores? Aí eu te pergunto, isso agregará alguma coisa valiosa para você? Se a resposta for sim, ótimo. Mas caso negativo, por que não deixar ir aquilo que já não faz mais parte de você?

Fofoca é uma prática, infelizmente, e uma prática péssima, você sabe... mas certamente já presenciou ou já esteve inserido numa história qualquer. Novamente te pergunto, o que isso lhe traz senão um sentimento de talvez injustiça, chateação e até tristeza? É preciso entender que após a quebra de um vínculo, a vida continua, especialmente a sua que não está mais inserida naquele ambiente. Portanto, entenda que a sua passagem pelas companhias é algo transitório, por isso chamei de passagem. Leve os aprendizados, as realizações e até as pessoas com quem estabeleceu vínculos. No entanto, deixa para lá os fatos que não impactam mais você, as pessoas que foram tóxicas e te ensinaram como nunca deve agir. Não desperdice seu tempo tentando descobrir o que está acontecendo. Concentre-se no seu novo momento de vida, nas novas pessoas que conheceu ou conhecerá numa outra oportunidade.

E ah, convido os empregadores a também praticarem a lei do desapego. Querer entender como está a vida do seu ex profissional por desejo de sucesso e prosperidade é uma coisa, mas acompanhar seus passos sem fim algum, é gastar a sua energia e tempo, os quais poderiam estar sendo utilizados para prática de melhorias internas ou até no âmbito pessoal, as quais sempre existem.

A vida profissional é um ciclo e como todo ciclo: deve ter começo, meio e certamente um fim. Então, concentre-se no agora! O passado já foi, te trouxe aprendizados, crescimento e colheita, mas... ele já foi!

Bom final de semana e descanse!

Juliano Gonçalves

Gerente de Segurança do Trabalho / HSE / Engenharia de Produção e Segurança do Trabalho / Auditor Líder ISO45001-2018 - CQI - IRCA Cert nº 411637 / Auditor Líder ISO27001 / ISMS Manager

7 m

Sempre em frente . Muito bom.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Kaline Carvalho

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos