Vinhos de Portugal no Brasil
O consumo de vinhos no Brasil passou a marca de 2,1 litros per capta em 2019 e, apesar de pouco, já representa um grande alento para vinícolas e o comércio. O mercado de vinhos no Brasil passa por um momento favorável, apesar dos desafios da pandemia. O aumento nas vendas de vinhos entre os meses de fevereiro e maio foi de 50% nas regiões Sul e sudeste e de 35% nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil. Os brasileiros impossibilitados de frequentar bares e restaurantes passaram a comprar seus vinhos através da internet e esses hábitos adquiridos ao longo desse período devem ser incorporados ao novo estilo de vida que está sendo formado por essa pandemia.
Soma -se a isso o bom desempenho das vendas apresentadas pelos supermercados que ofereceram diversos serviços como delivery, drive thru, adaptações nas lojas, possibilitando o abastecimento seguro dos consumidores.
Atualmente, o setor supermercadista é responsável por cerca de 70% das vendas de vinhos no país. Nada mal para um país de mais de 200 milhões de habitantes e que ainda tem muito a conhecer sobre vinhos.
De olho nesse enorme potencial, nossos conterrâneos de Portugal, lançaram o Festival de Vinhos de Portugal, programado para acontecer entre os dias 20 de outubro e 1 de novembro.
A promoção será realizada nos supermercados e conta com o apoio da Abras(Associação Brasileira de Supermercados) que congrega cerca de 96 mil estabelecimentos em todo o país. A ViniPortugal (Associação de Produtores De Portugal) espera a participação de aproximadamente 150 vinícolas e mais de 1000 rótulos de vinhos de diversas regiões portuguesas.