Virando a própria mesa
Estamos vivendo um momento de crise ou oportunidades?
Estava me lembrando de um livro que se chama Virando a própria mesa, de Ricardo Frank, relata a vida de um jovem de 28 anos que herda a presidência da empresa da família e descobre que a a situação financeira está um caos.
Detalha como este jovem mudou a historia da empresa, entendeu que algumas formulas, manuais nem sempre dão os resultados positivos, que a mão de ferro ao lidar com colaboradores podem ser causa de falência ao longo dos anos.
Com a visão antiquada de eu pago você faz e fica quieto, estabeleceram revistas pessoais em colaboradores de anos, levando muitos a insatisfação, e a visão deste jovem era de haver a confiança mutua entre patrão e colaboradores, filho e pai tinham uma visão diferente de administração.
Ao assumir a empresa, fez demissões de velhos administradores, principalmente seus parentes que tinham a mesma visão de seu pai, começou a manter contatos diretos com funcionários e valorizou seus fornecedores e prestadores de serviços, assumindo uma parceria como se fossem sócios um dependendo do outro.
Tem muitos empresários precisando virar a própria mesa, pois é na crise que aparecem os grandes administradores, pois enquanto uns choram outros vendem lenços. a escolha é nossa.
Como queremos resultados diferentes se continuamos fazendo sempre as mesmas coisas velhas?
Ame o que faz para não chorar depois, por não ter tido coragem de virar sua própria mesa.
Claudemir Tegana