A visão e a construção de metas

A visão e a construção de metas

No meu artigo anterior, falei sobre o #propósito. E o propósito é irmão da #visão. Quem consegue se enxergar atingindo objetivos, é porque tem razões que o motivam a chegar lá. Qual é a visão da sua vida para daqui a 5 anos?

Ao se imaginar executando algo, você une instinto, emoção e lógica. Se você tomar ações práticas e consistentes, você supera seus objetivos.

A frase icônica de Martin Luther King, “Eu tenho um sonho”, traduz o meu conceito de visão. A meta de igualdade racial do ativista norte-americano traz em uma frase o que ainda não era uma realidade. E mesmo ainda não sendo, a visão é suficientemente poderosa para nos emocionar e nos impulsionar a trabalhar por ela.

Você não sabe se será capaz, você nem sabe qual o caminho que deverá trilhar, mas você tem uma visão.

Acompanhe esses dois exemplos: a atriz Whoopi Goldberg disse que soube que queria ser uma atriz vendo o seriado Star Trek, onde a atriz Nichelle Nichols interpretava a oficialchefe de comunicações Nyota Uhura. Segundo Goldberg, foi a primeira vez em que ela viu uma personagem negra que não era uma empregada doméstica ou uma escrava.

Também tem o exemplo do Arnold Schwarzenegger. Na juventude, ele viu uma foto de um fisiculturista em uma revista e decidiu que era isso que ele queria fazer “quando crescesse”.

Essas duas pessoas tiveram a visão do que queriam fazer e investiram energia e tempo para fazer acontecer.

Quando eu tinha 32 anos, há mais ou menos 32 anos atrás, fui convidada a participar de um treinamento sobre criatividade. Como atividade inicial, eles pediram que respondêssemos a algumas perguntas. A pergunta que mais me marcou foi: “O que você quer fazer daqui a 5 anos?” Minha resposta foi: “trabalhar com eventos.”

Já tinha tido uma experiência indireta com a montagem de um stand na Gradiente, mas não sabia de detalhes dessa atividade.

E não é que depois de 5 anos eu estava trabalhando com eventos! Desde o planejamento e organização de eventos de premiação de vendas, montagem de stands em feiras, minicongressos com lideranças sindicais e treinamentos para até 100 pessoas.

Minha jornada para chegar até onde a minha visão me apontava foi procurar trabalhar no marketing, e, sempre que possível, me voluntariava para ajudar e aprender os detalhes de planejar e organizar eventos.

Mas o que mais me recompensou foi poder viver uma visão que tive. Eu sinto que ver ganhos incrementais de conhecimento e experiência se transformarem em um objetivo alcançado é muito realizador.

Qual é a visão da sua vida para daqui a 5 anos? E quais são as ações semanais que você está tomando para chegar ao seu objetivo?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos