Visão empreendedora na companhia: faz diferença?

Visão empreendedora na companhia: faz diferença?

Atualmente, é muito comum ouvir sobre empreendedorismo e buscar conhecimento sobre o assunto nos dias de hoje é bem mais fácil, afinal hoje temos muitos meios de comunicação. Há 10 anos atrás, dificilmente ouvíamos falar sobre empreendedorismo, pelo menos nas classes C e D. Tenho certeza que muitas pessoas, inclusive a minha mãe que tem um grau de escolaridade baixo, pelas dificuldades que a vida proporcionou, dificilmente entende afundo o que é ser empreendedor. O senso comum sobre esta palavra permeia por todos os lados, pois minha mãe sabe que ser empreendedor é "abrir sua pequena empresa ou seu grande negócio" (algumas palavras dela), porém isso todos nós sabemos, correto?

Mas a discussão aqui, é para entendermos de fato o que é empreendedorismo. Como foi abordado anteriormente, há algum tempo atrás não ouvíamos com frequência a palavra empreender. Particularmente conheci o significado de empreendedorismo na faculdade. Fiquei fascinado com aquela aula, quando sai da sala disse para mim mesmo que desejaria empreender.

Porém o tempo passou e não tive sucesso com o meu próprio negócio, talvez o planejamento não foi qualificado e o fato da juventude falar mais alto, erros apareceram e não obtive muito sucesso. Assim voltei para o mercado privado, meio frustrado, cargos abaixo, salários diferentes daquilo que havia ganhado, e com o empreendedor preso dentro de mim. Talvez neste momento, ainda não entenderia o que era de fato empreender, o senso comum da palavra ainda permeava em mim naquela época.

O tempo passou e comecei a entender que ser empreendedor era mais que abrir a própria empresa, e sim ter visões revolucionárias. Ser criativo, buscar o melhor dentro da companhia que trabalho, crescer e fazer uma carreira de sucesso, e até mesmo para ser gestor é necessário ter a visão empreendedora, e nisto cabe: pensar como gerente, diretor e até mesmo CEO da companhia e buscar o melhor para a empresa e para equipe, exercendo e buscando o conhecimento cada vez mais com ampla diversidade na área que a companhia atua, afinal o empreendedor deve dominar o mercado, e essa visão não é somente para o alto escalão da companhia, sem dúvida, pensando como empreendedor o colaborador independente do cargo e salário será diferenciado e bem visto dentro da empresa.

Olhando o momento atual do país, todos sabemos que estamos passando por momentos difíceis, sempre ouvimos com frequência a palavra "desemprego", e isso tem assustado muito a geração atual e futuras gerações, mas também sabemos que muitas empresas estão buscando profissionais e não contratam pois, afinal, os profissionais qualificados estão em baixa no mercado, e como dissemos anteriormente com tantos meios de comunicações que temos hoje, é preciso que os profissionais que estão no mercado e buscando entrar nele se prepare e busque conhecimento, mas que além disso tenha a visão empreendedora, pois se a 10 anos era de difícil acesso, hoje não temos desculpa. Que futuros empresários, microempresas e serviços sejam gerados, mas se você deseja continuar no mercado privado ou público, que sua visão empreendedora continue fazendo a diferença na sua carreira.

Qual é sua opinião sobre o assunto?

Romulo Ferreira Paiva

AWS | Java | Python | Backend | Desenvolvedor | Engenheiro de Software | Spring Boot

5 a

Renato, parabéns pelo artigo sensacional! Conseguiste traduzir de forma clara e bem exemplificada o significado da palavra empreendedorismo e a visão que muitos gestores e colaboradores não possuem.

Guilherme Moretti

Proprietário da Agência Levo e Especialista em Comunicação & Marketing | Branding, Design e GTM

5 a

Boa Renato, exatamente! Ser empreendedor é não parar nunca, se desafiar sempre, se abster de viver na comodidade do dia-a-dia.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos