Visão Míope dos Resultados

Visão Míope dos Resultados

Em caminhadas recentes em algumas empresas, tenho ouvido diversas reclamações entre as áreas de Vendas e de Produção. Você já deve ter se deparado com essa mesma situação.

“Por que os custos de produção são tão altos” indaga o Gerente Comercial ao afirmar que a empresa não consegue ter competitividade frente aos seus concorrentes. “Nossos custos estão dentro da meta estabelecida para o ano” afirma o Gerente de Produção e complementa “nosso maior problema é que a área Comercial não vende”.

De fato, essa visão vertical é comum na maioria das empresas. Cada processo analisa individualmente seus resultados e joga a “culpa” da baixa performance para a outra área. Analisar seus resultados é ótimo, mas devemos fomentar a análise global dos resultados da empresa, tomando medidas que tenham impacto na performance da organização, mesmo que para sua área não seja a melhor escolha.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Portanto, aqui vai meu conselho para todos os gerentes industriais: Além de medir e analisar os resultados da tua área, é fundamental analisar o impacto do teu processo no desempenho da organização. No caso dos custos industriais, é fundamental analisar quantos os mesmos são competitivos em cada produto a fim de torna-los os mesmos rentáveis. 

Vamos imaginar o seguinte cenário: Você é Gerente Industrial na empresa Cia dos Botões, fabricante tradicional de botões que tem em seu portfólio 4 tipos de produtos (produto A, produto B, produto C e produto D). A empresa nos últimos anos vem apresentando dificuldades, deixando de ser competitiva frente aos seus principais concorrentes. Você não entende como a empresa está nessa situação já que a área Industrial vem conseguindo manter seus custos industriais dentro da meta de 45,5 R$/unid. 

Um dia, quando se preparava para ir embora para casa, o CEO da empresa te chamou para uma reunião para falar sobre Rentabilidade dos Produtos. Ele te apresentou um quadro, onde mostrava que os custos não eram competitivos nos produtos A e C, ou seja, mesmo com a meta geral dentro do que foi planejado para o ano havia oportunidade de otimização dos custos para torna-los mais competitivos e, consequentemente, gerar rentabilidade para a organização.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Pode parecer difícil receber a informação que o teu processo possui oportunidades, mas felizmente você começou a perceber que é fundamental analisar a cadeia do negócio e tomar medidas que sejam benéficas para toda a organização.  Você passou a acreditar que era necessário otimizar os custos nos produtos A e C, através de planos de ação focados e na reorganização das chaves de rateio. 

Esse cenário é apenas uma fantasia da empresa Cia dos Botões, mas que representa vários outros cenários que vivenciamos no nosso dia a dia.

É preciso mais do que nunca de fomentar o propósito da organização, onde cada área tem a sua importância e somente juntos podemos obter os resultados da organização.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos