Viva por uma causa Tenha estratégias, seja feliz e deixe seu legado.
Você acredita que há propósito em suas ações ou vive apenas por viver?
Dificuldades e desafios fazem parte da vida da maioria das pessoas, desde as dificuldades mais simples, aos desafios mais complexos, e o que o diferenciará dos demais será exatamente sua postura e comportamento frente a esses desafios.
Lembrando que o sentimento de realização normalmente aparece quando a pessoa se dedica a algo que faz sentido em sua vida, não apenas em termos financeiros, mas sim em termos de propósito mesmo. Quer seja um projeto social, quer seja nos negócios, ou mesmo na vida pessoal, encontrar e viver com base em seus propósitos é o que fará toda diferença no final.
Este é o sentimento que deveria nortear a vida das pessoas.
No livro: Por quê – como motivar pessoas e equipes a agir, Simon Sinek comenta: “...o nosso comportamento é afetado pelas nossas suposições ou pelas nossas verdades percebidas. Tomamos decisões com base naquilo que pensamos que sabemos”.
Aqui se concentra a necessidade do constante autoconhecimento, pois é exatamente nas situações às quais não se está preparado é que as respostas normalmente não aparecem, e, é nessas horas que ter clareza daquilo que te move e do que você quer, fará toda diferença.
Quanto mais uma pessoa conhecer sobre seus reais interesses e propósitos de vida, mais aumenta sua percepção em como o mundo contribuirá para isso, e maiores serão as chances de ela saber lidar com possíveis decisões que por ventura surjam ao longo da vida.
Com base nos resultados que tem obtido ao longo dos últimos anos, você poderia dizer que estes correspondem ao esperado, ou será preciso realinhá-los novamente?
No livro A Arte da Guerra, o general Sun Tzu relata suas conquistas, fruto de boas estratégias, o que por sinal mostra a determinação do general, bem como sua perspicácia frente aos objetivos propostos, que não seriam possíveis, caso ele não soubesse o que de fato queria em cada batalha.
Antes de definir uma estratégia, é preciso saber exatamente o que se quer, e é aqui que a grande maioria das pessoas se perde, pois não sabem o que querem - isso reflete tanto para o lado pessoal como profissional. O profissional, de certa forma, é o que mais incomoda, pois ao se verem frente aos desafios, tanto de carreira como de negócios, apesar do alto volume de informações disponíveis atualmente, as pessoas muitas vezes não sabem nem o que fazer que dirá criar uma estratégia vencedora.
Antes de definir uma estratégia, é preciso saber exatamente o “Por que” você quer conquistar determinado objetivo.
Em sua teoria “O Círculo de Ouro”, Sinek defende a ideia que a maioria das empresas sabem - o que fazem - como fazem - porém quando se pergunta o “Por quê fazem”, normalmente há dúvida.
Essa regra vale também para questões pessoais, pois o indivíduo não sabendo exatamente o Por quê almeja determinado objetivo, provavelmente terá dificuldades em se posicionar, e assim traçar estratégias para o alcance desse objetivo.
Antes de se pensar estratégias, é importante conhecer com profundidade o real interesse por trás do objetivo, assim a pessoa/empresa consegue canalizar tanto a força necessária para empreender o objetivo, como também terá clareza das etapas que terá que percorrer, e isso envolve diretamente a estratégia a ser escolhida.