VIVA POR VOCÊ!
Pare com essa coisa de viver pelos outros e para as coisas deles, primeiro realize seus sonhos, faça as suas coisas darem certo e só depois vá ajudar a quem precisa, uma coisa é certa nisso: se você não tiver alcançado seus objetivos, como pode ajudar alguém a fazê-lo?
Ajeite sua vida em primeiro lugar, lute por seus sonhos de vida, busque sua realização pessoal e profissional, cruze sua linha de chegada, adquira experiências fantásticas e conhecimentos importantes! Você precisa se abastecer daquilo que um dia poderá passar à frente como ensinamento e alimentar os sonhos das pessoas. Não abandone seus afazeres para correr atrás das coisas alheias, o maior prejudicado será você, que se colocará em segundo plano em função dos sonhos de quem não se importa com os seus próprios sonhos.
Certamente a vida que você quer levar depende de seu esforço, não se iluda acreditando que trabalhando arduamente pelo sonho de outra pessoa você estará mais próximo do seu sonho, não estará, não caia nessa conversa fiada de que uma mão lava a outra, porque sua mão vai ficar suja enquanto outras mão ficarão limpas pelo seu esforço, na maioria das vezes é isso que acontece, se você não dedicar o seu tempo ao que é de seu interesse, nunca vai ter nada do que deseja.
Ponha-se em primeiro lugar sempre, isso não é sinal de egoísmo, de egocentrismo, nada disso, é apenas você dizendo ao mundo que a prioridade é o seu desejo pessoal e, uma vez priorizando os seus sonhos, não dê ouvidos a quem quer apenas te sugar e depois de te tirar todo o conhecimento com promessas vãs te joga fora, como um copo descartável, afinal se você adquiriu conhecimentos, o que, além de não ser fácil, custa dinheiro e tempo, use-os a seu favor e não a favor de quem lhe promete qualquer migalha e no final não deixa nem elas para você.
Você merece usufruir os frutos do seu suor, e isso pode levar o tempo que for, mesmo assim não desanime, fique firme continue plantando e cultivando e não dê ouvidos a quem só quer se aproveitar, os frutos virão no seu devido tempo. Já se aproveitaram muito de mim nessa vida, fui um tolo ao acreditar em pessoas que queriam me "ajudar", não ajudaram nada e depois ainda me jogaram fora como uma laranja espremida, tiraram até o bagaço. Eu levei muitos tombos por isso, atrasei minha vida correndo atrás de sonhos alheios aos meus, vi gente se dando bem através do meu trabalho, estive iludido por visões que não eram as minhas, achei que as pessoas eram honestas comigo, nem todas foram, te garanto que a maioria não foi, só me quiseram disponível enquanto eu era interessante a elas e depois me dispensaram com uma mão na frente e outra atrás. Não caia no papo do "hoje você me ajuda, amanhã eu te ajudo", porque não vai rolar amanhã, aliás vai rolar amanhã, mas você estará sozinho nele, sempre haverá uma desculpa esfarrapada para que não te ajudem e você vai se ver só novamente, prefira ficar assim e fazer o jogo que é melhor para você.
Portanto, se tem que entrar em uma batalha, que ela seja a sua, que você estará sozinho isso você já está cansado de saber, mas tem uma vantagem nisso tudo, a não ser que você seja um autossabotador, ninguém vai te passar para trás, então o resultado, seja ele negativo ou positivo será seu e você será o responsável pelo que acontecer no futuro próximo.
Recomendados pelo LinkedIn
Ajude a si mesmo, faça por você o que você faria para qualquer outra pessoa. Eu vejo um monte de gente correndo atrás pelos sonhos de outros, deixando de lado as suas coisas e até sua casa para arrumar a casa dos outros e depois de tudo pronto sendo postos para fora do que construíram, o que me dói, sinceramente, é ver o que acontece com a pessoa, ela perde sua autoestima e se sente tão pequena que por um tempo fica sem forças para reagir, então, precisando de apoio, segura nas mãos de outro aproveitador e depois outro, e assim por diante, indo cada vez mais fundo em seu buraco.
Antes de qualquer coisa, faça um balanço da sua vida, ela está no ponto em que você sempre desejou em que estivesse ou não? Se sim, ainda se faça uma outra pergunta importante: "do jeito que estão as coisas esse é o momento de ajudar a quem precisa?" Há um momento certo para você ajudar, sua vida pode estar no ponto desejado, mas ainda não estar totalmente em equilíbrio, portanto, cuide para que ela se estabilize e que corra menos risco de voltar atrás caso você resolva passar sua experiência para a frente, pois há muitas pessoas que avaliam mal e acabam tendo que voltar muitas casa no tabuleiro da vida por esse motivo, ou por egocentrismo, pois muita gente se acha indestrutível depois de certo ponto, um caso a se analisar depois, em outro artigo.
A nossa vida merece toda a atenção que pudermos dispensar a ela, pois se não for assim ninguém mais dará. Repito o que digo sempre: só você sabe onde deseja chegar em sua vida e só você sabe como vai fazer para alcançar o seu objetivo. Seja mais cuidadoso como leva sua vida, ponha ela em primeiro plano, assuma o seu protagonismo, seja responsável por suas ações e não se deixe levar por papo furado, tem muito por aí, que vai te colocar fora do seu caminho e te levar para um ponto bem distante dos seus objetivos pessoais.
Seja mais você, em suas coisas, pense em você, foque no seu objetivo e busque a felicidade na busca por ele, é importante. Nunca deixe de lado o que você tem que fazer por você para fazer pelos outros, uma coisa é ser prestativo e ajudar a quem precisa, outra coisa é você assumir o que não é de sua alçada, somente porque foi levado a isso por promessas que nunca serão cumpridas.
Enfim, trabalhe muito por você e para que seus sonhos sejam realizados, depende exclusivamente de sua atitude que as coisas aconteçam da melhor forma para você, atraia a atenção dos outros ao que você está fazendo e seja a fonte de inspiração para outras pessoas. Você pode não ter conhecimento, mas saiba que está sendo observado por muita gente que não quer aparecer, pelo menos agora, e isso faz a diferença em algum momento de sua vida, pois uma hora alguém aparece e muda tudo. Busque o melhor que você espera.