Você é Feliz na Carreira?

Você é Feliz na Carreira?

Olá! O Tema da semana é sobre Psicologia Positiva:

"Desenvolvida nos anos 90, esse ramo da psicologia se dedica a estudar as emoções positivas (felicidade, prazer), traços positivos do caráter (sabedoria, criatividade, coragem, cidadania, etc.), relacionamentos positivos ( amizade, confiança, vínculos afetivos saudáveis) e as instituições positivas (escolas, empresas e comunidades).

Ao contrário da psicologia tradicional, que se foca no estudo e tratamento de distúrbios como a depressão e ansiedade, o novo campo da Psicologia Positiva se propõe a focar mais nas forças que nas fraquezas. Busca promover mais as qualidades do viver do que reparar o que vai mal.

Não se trata do que conhecemos como pensamento positivo, se trata de uma abordagem científica do que torna a vida plena e feliz. Uma característica central da psicologia positiva é que todas suas aplicações são empiricamente testadas.

A Psicologia Positiva não trabalha sobre os problemas das pessoas e como remediá-los, ela busca compreender a ciência e a anatomia da felicidade, das experiências positivas, do otimismo e do altruísmo, ela aponta para uma visão de que a saúde psicológica é muito mais do que a ausência de sintomas.”  Fonte: site do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching.

Sendo assim, psicologia positiva é o estudo das nossas fortalezas e virtudes. É o foco na saúde e prevenção e não na doença. O livro "Felicidade Autêntica", Martin E.P. Seligman, PhD - é um clássico e recomendo a todos que queiram saber mais sobre felicidade.

Trazendo para o contexto de Carreira...

 Que tal avaliarmos nosso nível de felicidade usual no Trabalho?

Marque uma das alternativas a seguir - aquela que descrever melhor o seu estado médio de felicidade em relação à sua Carreira:

10.Extremamente feliz (sentindo-se em êxtase, fantástico)

09.Muito Feliz (sentindo-se muito bem, eufórico)

08.Bastante Feliz (animado, sentindo-se bem)

07. Moderadamente Feliz (sentindo-se razoavelmente bem, com certa animação)

06. Ligeiramente Feliz (somente um pouco acima do normal)

05. Neutro (nem especialmente feliz, nem infeliz).

04.Ligeiramente Infeliz (um pouco abaixo do neutro)

03. Moderadamente infeliz (só um pouco pra baixo)

02. Bastante infeliz (meio melancólico, de moral baixo)

01. Muito infeliz (deprimido, desanimado)

00. Extremamente infeliz (francamente deprimido, completamente prostrado)

Agora, por alguns momentos, pense nas suas emoções. Em média, durante que percentagem do tempo você se sente feliz, infeliz ou neutro em seu trabalho? Anote as estimativas nos espaços a seguir com a maior precisão possível. Não se esqueça de que a soma dos 3 deve dar 100.

 Em média:

Percentagem do tempo em que me sinto feliz:   %

Percentagem do tempo em que me sinto infeliz:  %

Percentagem d tempo em que me sinto neutro:  %

Se está mais feliz durante o tempo, há um grande indício de que você está em uma carreira alinhada ao seu Propósito de vida, exercendo seus dons e talentos. Também significa que você tem sentido mais gratidão pela vida.

Se está infeliz, reflita sobre os momentos de satisfação e alegria que você obteve em seu trabalho, podem ser sutilezas, pense naquelas atividades que te fazem se sentir pleno. Provavelmente você não está exercendo um trabalho que lhe permita utilizar os seus talentos e pontos fortes na maior parte do tempo. Será que este não é o verdadeiro momento para repensar a sua Carreira?

Enfim, tenha em mente que sentir felicidade é totalmente possível e pode ser mais simples do que imaginamos...

E agradeça, sempre! 

 Até breve,

Clarice Santana

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos