Você é insubstituível?
Certamente é saudável que nem mesmo o dono e/ou fundador da empresa seja insubstituível, afinal, estamos falando de seres humanos que têm necessidades e adversidades. Por essa razão o grupo empresarial não deve estar refém de uma pessoa, sendo necessário a criação de processos e padrões de trabalho que possam ser continuados por outros profissionais, para que assim o grupo e os clientes não sejam impactados com a ausência de uma pessoa. Espero adotar o assunto "processos" em outro post com mais detalhes, mas hoje quero focar em pessoas.
O ponto em que eu quero evidenciar neste post é que apesar de todos os padrões e processos criados pela empresa, os profissionais é que fazem toda diferença, não é "o que" e sim "como" fazer, seja qual for o ramo de trabalho.
No início de minha carreira, enquanto participava ativamente do crescimento acelerado de uma empresa de Engenharia, ouvi em uma de nossas reuniões o chefe dizer que não somos insubstituíveis, naquele momento extremamente frustrada com aquela afirmação que ele fazia, pensei imediatamente em provar à ele que estava errado sobre isso. Certamente uma das afirmações que marcaram meu aprendizado como profissional, pois enquanto eu me dedicava a provar para ele que aquela afirmação era falsa, eu me dedicava em fazer o meu trabalho da melhor maneira possível, então como gestora amadureci a ideia de que não poderia ser insubstituível, mas sim, tudo aquilo que aplicava e a maneira como fazia. E durante muitos anos foi promissor, me tornei indispensável àquele grupo enquanto necessário.
"Nossas ações, contribuições, relações e tudo aquilo que nos torna um profissional melhor, podem nos tornar indispensáveis!"
A maneira como conduz o seu trabalho e suas relações interpessoais faz TODA DIFERENÇA! Lembrar-se que o que você faz é substituível, é extremamente importante, lembre-se em seu ego que o grupo dará continuidade aos processos com ou sem você, seja como for... No entanto, lembre-se também que é único e com dedicação, conhecimento, caráter e outros adjetivos que entender ser importante para te definir como pessoa, certamente o tornará ÚNICO!
Hoje você é indispensável para seu grupo de trabalho? Talvez seja o momento de analisar e repensar sua postura, melhor ainda, faça de tempos em tempos... Procuro sempre essa reflexão, seja para melhorar ou mesmo entender até que ponto aquela relação profissional é saudável para mim e para a empresa, se negativo, eu recomeço! A minha incapacidade (seja qual for) não pode afetar o grupo, pois eu adoeço, eles adoecem e a empresa adoece! Seja qual for o motivo de sua colocação hoje (necessidade ou escolha), pense se pode ser indispensável ou se pode se recolocar, pois afetará diretamente a você mesmo, seja de maneira negativa ou positiva!
#sharingthoughts