VOCÊ É A MÉDIA DAS SUAS COMPANHIAS
Nossos pais sempre nos disseram: “diga-me com quem andas e direi quem és.” Na verdade, nós somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos. Claro, temos nossas crenças, valores e personalidade, mas é inegável este influência. Isso poderá ser bom ou ruim dependendo das nossas escolhas. Vai direcionar o que queremos para a nossa vida em suas diferentes áreas. Temos aquele amigo legal da faculdade que mata aulas e que só quer se divertir. Ele é uma ótima companhia e nos faz dar muitas risadas. Ninguém esta apregoando que você rompa definitivamente com esta amizade, mas é importante refletir sobre este tema.
Isso acontece muito no mundo do trabalho. Os colegas que te acompanham no almoço e outras atividades, criticam o chefe e a empresa. Pregam que não vale a pena o seu empenho por um salário tão baixo. Então, nunca são promovidos, o que reforça a tese deles.
Na própria família, eventualmente, temos esta influência negativa. Ocorre um desestímulo ao crescimento com comentários como: “Só cresce quem conhece as pessoas certas”, uma das desculpas dos perdedores.
Associe-se a pessoas desleixadas, preguiçosas e invejosas e certamente será contaminado.
Como diz um provérbio chinês: As más companhias são como um mercado de peixe, acabamos por nos acostumar ao mau cheiro. Sucesso