Você é o conjunto de suas ações

Você é o conjunto de suas ações

Já me enfiei enquanto consultor de empresas, em negócios que não faziam sentido, ou mesmo eram sem pé e sem cabeça dentro de uma visão inicial. Mas enquanto consultor assistente, a vivência com outros consultores mais experimentados (Valter Baccarin meu grande amigo e ex-diretor, a mestra Marilvia Oliveira, o Milton Bigi, o professor Luis Antonio, a Viviane), todos com longa experiencia em grandes empresas e grandes projetos, iam me ensinando que os caminhos se fazem ao navegar.

Comece. Invariavelmente, o ato de começar irá fazer com que você se discipline para realizar o próximo passo. Parafraseando um livro que li: “– A ação não é apenas consequência da motivação; é também a causa”. Boa parte dos empreendedores, se movimentam quando se sentem inspirados, ou quando tomam um pontapé da bunda e saem de sua zona de conforto (lembrou dela?), motivados pelos boletos que chegam, pela família (inspiração emocional, mais que suficiente, pois ninguém quer ver um ente querido passar necessidade), pelo ego ou até por apostas entre conhecidos.

Parece a história do sapo que caiu no buraco: - O buraco era tão fundo que o sapo lá embaixo, não conseguia ouvir o que os demais falavam aqui em cima. Ele se sentindo motivado, se repuxou o mais que pode e deu um salto fenomenal que fez com que saísse do buraco. Seus amigos na parte de cima, perguntaram a ele assim que se recompôs: - Como você conseguiu?

Ele cansado, disse que os berros que os outros davam acabaram motivando-o. O sapo mais velho então disse que o que os outros gritavam, era que ele não conseguiria. O sapo do pulo então comentou: - Que sorte a minha por não conseguir ouvi-los...

Assim é na vida. Assim acontece nas empresas. Muito do que alcançamos, se deve a uma visão, a um vislumbre de momento mágico que faz com sigamos em frente.

Desta forma temos:

Mas não existe uma ordem exata para que ocorra sua inspiração, sua motivação ou sua ação. Pode ser que sua ação te motive, pode ser que a inspiração te leve a ação, mas o que temos é uma ação combinada das três em um ciclo de auto alimentação


 

E encerro por aqui com a seguinte lição: - Qual o propósito que te move? Qual a força motriz, a energia que te fará conectar todos os pontos? O esgotamento da situação atual? O desejo de empreender? Um sonho maior? Casar-se? Se aproximar de Deus? Tenha isto em mente, pois será uma força poderosa a te levar mais perto dos seus objetivos ou a grande meta.


 

 

 

Mauro Soares

Gerente de pós-venda na Hyundai Caoa do Brasil Ltda | Planejamento, organização

1 a

Excelente para refletir parabéns pelo texto 👏👏👏

André Somenek

Gerente de Pós Vendas na Ford CAOA

1 a

Excelente texto, bela reflexão!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos