Você é ocupado ou produtivo?

Você é ocupado ou produtivo?

A maioria das pessoas passam anos e anos se ocupando e acreditando que desta forma estão produzindo e caminhando em direção aos seus objetivos de vida, mas a verdade é que muitos tem a caixa de e-mails em dia, a agenda lotada de reuniões, atendendo uma ligação atrás da outra e sentindo-se compromissados e produtivos desta forma. A verdade é que não há nada de produtivo realmente em se ocupar demais diariamente. Ser Workaholic e Multitarefas não é sinônimo de produtividade e muito menos de sucesso e realização. No fim das contas é muito possível que você perceba quantas horas desperdiçou da sua vida e do seu trabalho e fique muito aborrecido e irritado com você mesmo ao constatar isso. 

Geralmente a ficha cai quando você percebe que existem muitas outras pessoas ao seu redor que poderiam estar dividindo esforços e tarefas com você, mas no fim é você quem está sempre querendo se ocupar com tudo ao mesmo tempo para se sentir útil. Mas será que você está realmente sendo útil? Para a empresa e outras pessoas é muito possível que sim, mas e para você e seus objetivos? Dificilmente.

Tente perceber que o problema não está em seu trabalho, em seus colegas de profissão ou em qualquer situação da sua vida onde você esteja desenvolvendo algum tipo de tarefa. O problema na verdade é seu! É você o centralizador e quem gosta de estar a todo momento ocupado e não querendo delegar nada a ninguém. Estar ocupado é muito diferente de produzir! Estar ocupada é ter atividades a todo momento sem um objetivo específico. Produzir é saber o que você quer e escolher atividades que te levem ao que você deseja alcançar. Naturalmente que em alguns momentos precisamos nos ocupar, mas não devemos nos perder nesse tipo de tarefa que só consome, causa stress, sentimentos de insatisfação, frustração, e não leva diretamente a objetivo nenhum.

Quantas e quantas vezes não escolhemos uma ocupação ao invés de uma produção? Isso é muito comum e chama-se PROCRASTINAÇÃO. É quando você sabe que precisa fazer determinada coisa, mas escolhe fazer mil outras coisas antes disso. E não menos importante, é também aprender a se dar mmentos de ociosidade. Ficar sem fazer nada quando você está bem focado nas produções é fundamental, pois sua mente precisa respirar e se reabastecer para te entregar as respostas que você quer para alcançar seus objetivos. O ócio não tem um tempo determinado. Ele pode durar a leitura de uma revista ou até uma viagem de uma semana. Não tem nada de preguiça nisso. 

Ser produtivo é trabalhar de forma mais assertiva e consciente, respeitando seu tempo, sua mente, seu corpo, delegando funções sem medo e tendo mais horas de qualidade com você mesmo. Muitas vezes é muito melhor e mais produtivo você trabalhar menos e assertivamente, focado em tarefas que alimentem seus objetivos de vida, do que ocupar sua agenda diária de 10 horas por dia com tarefas e compromissos que não te ajudam em nada no que você realmente deseja atingir para você, e claro, para a empresa ou negócio que você representa, afinal toda nossa vida é sistêmica, ou seja, a parte afeta o todo e o todo afeta a parte, seja de forma produtiva e positiva ou ocupada e negativa.

E você? Anda se ocupando ou produzindo? 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ricardo Prado Criador e Facilitador do Projeto HumanizAÇÃO

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos