Você é realmente um profissional comprometido?
Muito se fala das qualificações necessárias ao profissional e entre as que mais se destacam está o famoso “comprometimento”, mas afinal o que é ser comprometido?
Segundo o dicionário Priberam (2017):
Dentre as nove definições possíveis acredito que o item “8. Responsabilizar-se” é o que mais se ajusta ao esperado pelos líderes, ou seja, uma pessoa comprometida é aquela que se responsabiliza por determinada ação ou atividade.
Mas o que eu já presenciei na minha experiência profissional é que muitos profissionais comprometidos estão tão focados em aprender como fazer e exercer a sua atividade que esquecem de visualizar o todo, não se perguntam o por quê de fazerem o que fazem, desconhecem a atividade que é executada anteriormente a sua e a que virá depois, não acompanham o fluxo informacional e do conhecimento e, com isso, não entendem a importância da sua atividade em meio a completude do processo.
Essa situação interfere negativamente em diversos âmbitos, entre eles: a resolução de problemas, pois é complicado resolver um problema sem saber qual o impacto do mesmo no processo; o trabalho em equipe, visto que as áreas se relacionam e uma atividade depende da outra, como saber com quem se comunicar frente a alguma necessidade; o desempenho do profissional já que é difícil se manter motivado e interessado quando não se sabe o papel que está desempenhando; entre outras.
Você já parou para se perguntar o por quê de fazer o que faz no seu cotidiano?
Questione-se, entenda o seu papel na organização, na sociedade, na vida!
Faça, de fato, a diferença!
Vá além do como fazer, comprometa-se de verdade!