VOCÊ É UM BOM OUVINTE?

VOCÊ É UM BOM OUVINTE?

Quando foi a última vez que você realmente ouviu um conselho profissional ou os seus colaboradores? Talvez tenha sido quando você fazia parte de uma equipe, no começo da carreira, em um cargo mais baixo. Mas, hoje a situação se inverteu e você é quem está à frente de um time de colaboradores, sua postura é outra. Proponho, então, uma reflexão, você é um bom ouvinte?

Se você já fez parte de uma equipe com um líder preocupado não apenas com os resultados do trabalho, mas também com o bem-estar de sua equipe (e as duas coisas estão muito mais atreladas que possamos imaginar) então você deve estar sempre dando ouvidos aos seus empregados. Mas, sabemos que, na maioria das corporações, a realidade é um pouco diferente. As agendas cheias, o grande número de colaboradores, são inúmeros os motivos que acabam dificultando o contato entre líder e equipe.

Dito isso, deixo o conselho, seja o chefe que você não teve. Quantas vezes você quis falar, mas não teve a oportunidade? Inúmeras eu suponho. E acredite, os seus funcionários também podem estar passando pela mesma situação neste momento.

Estar na liderança de uma equipe exige encontrar um estilo de trabalho que agregue eficiência e rapidez, mas mesmo os melhores planos podem ser otimizados com ideias originais de quem está na vanguarda do campo de batalha, que são os seus colaboradores.

Pense assim, o mercado de trabalho é um campeonato de futebol e você é o técnico do seu time, mas são os colaboradores que estão em campo e por mais que você seja capaz de ver toda a partida são eles que 'sentem' como o estilo de jogo pode melhorar.

E vai por mim, você não vai precisar mudar sua estratégia apenas uma vez. O mundo mudou desde que você começou a trabalhar e vai continuar mudando. A tecnologia avança, as gerações mudam e você também muda. Talvez você não tenha se adaptado aos Smatphones no início, mas hoje eles podem ter se tornado ferramentas indispensáveis no seu cotidiano.

Pode ser que para você o cronograma com horários tenha funcionado, mas talvez seus funcionários não se adaptem a ele tão bem. A única maneira de achar o caminho que agrade a maioria é ouvir. Ouça. Mas ouça com atenção, com a mente aberta para compreender o que quer que seja que estas pessoas têm a lhe dizer.

Basta ouvir. Afinal, já dizia Fernando Pessoa:

"Ver e ouvir são as únicas coisas nobres que a vida contém".

Daniel Nunes Romero

Alencar Milani

Consultor de Gestão | Transformação Digital | Inovação | Treinamentos | Liderança | Resultados

2 a

👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Daniel Nunes Romero

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos