Você é um empreendedor CEO ou OPERADOR?
Texto de Chai Carioni

Você é um empreendedor CEO ou OPERADOR?

Quando um empreendedor ou empresário percebe que é hora de inovar no seu posicionamento e consequentemente na forma que entrega valor no seu produto ou no seu serviço?

A resposta certa depende de cada um, eu como tenho um perfil comportamental executor dominante, quando olho para minhas últimas tomadas que decisão que envolveram mudanças estratégias, eu concluo que a minha hora de inovar é quando está indo tudo bem.

Posicionamento envolve mais do que imagem, branding, conteúdo, envolve: gestão e liderança!

Gestão estratégica depende de clareza, planejamento e ação.

Qualquer mudança, seja de posicionamento ou de eficiência no seu negócio, precisam ter claro a visão em 3 pilares fundamentais:


1º = PESSOAS

Ø Investir (tempo e conhecimento) no desenvolvimento da equipe até ter um time de alta performance é importante e de resultado sustentável.

Ø Comunicar a visão do negócio para todos: desde equipe até clientes é o segredo quando se fala em engajamento com propósito.

Ø Acompanhar as ações do seu time de perto, priorizando a produtividade real de cada projeto fará toda diferença.

Ø Flexibilidade na gestão de pessoas, reforçando habilidades emocionais, promove comprometimento com o líder, afinal as pessoas certas farão toda diferença no resultado dos outros dois pilares seguintes: processos e inovação.

2º = PROCESSOS

Ø Desenhar fluxos de ação para as tarefas é uma das formas de tornar o negócio mais profissional e consequentemente mais eficiente.

Apesar de ter colocado o pilar PESSOAS em primeiro lugar, como administradora de empresas e com a experiência de mais de 20 anos treinando equipes de alta performance no mercado financeiro, afirmo que antes de formar seu time dos sonhos, você precisa investir em criar modelo de execução para direcionar o seu time. Foque em criar processos simples e eficientes.

Ø Conhecer todo caminho permite que pequenos ajustes causem grandes mudanças. Prestar atenção no como está sendo feito cada etapa do processo produtivo até chegar no cliente final pode parecer algo difícil, mas acredite que trará grande aprendizado.

Ø Acompanhe indicadores para saber medir se o processo é produtivo. Seu negócio existe para dar resultados para você e para todos, isso está alinhado a  seu objetivo macro.

3º = Inovação

Ø Estar aberto ao novo mantém seu negócio competitivo.

Ø Inovação não é só tecnóloga, mas é também tecnologia associada a posicionamento, alinhado com geração de experiência para o seu cliente. O que neste momento eu chamo de nem “8 e nem 80”, ou tendência HIGHT – LOW, independentemente de ser um negócio digital ou não o mundo está conectado e se comunica cada dia mais no online.

Ø Escute o seu público, para ajudar na sua entrega e no posicionamento correto do negócio, produto ou serviço.

Ø Ter mais clareza de que estar aberto ao novo é agir em direção ao próximo nível, em resumo deixar de ser reativo para ser ativo no quesito inovar.

Estar pronto para mudar não é o foco, o foco é treinar a construção de um Mindset próspero, que na minha visão é ser um empreendedor CEO, com real gestão estratégica de recursos como tempo, dinheiro e inteligência emocional.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos