VOCÊ É UM FRACASSO.
Está difícil de engolir nesses últimos anos, tantos mestres, doutores, especialistas em dizer o óbvio em coach, palestras, dinâmicas, reuniões, seminários...
Sabe aquelas frases de impacto que você já leu e ouviu no mínimo umas mil vezes? Então, no caso mudam algumas palavras e pior, as vezes só mudam a posição delas...
De tanto ler e ouvir as mesmas coisas durante todos esses anos, aliás, vou colocar apenas os últimos 3 anos vai; resolvi escrever um pouco sobre o fracasso.
Quem aqui já não leu ou ouviu que o fracasso é o que lhe dá força para conseguir os seus objetivos e blá blá blá...
Na contra mão de tudo isso, quero dizer que o ''fracasso'' não é necessariamente um ''fracasso'', mas vamos por partes.
Comecei a ''tecer'' alguns ''causos'' que ouvi de amigos e incluí alguns meus, e cheguei a conclusão que, na maioria das vezes, quando eu ou meus amigos fracassamos, seja no âmbito familiar, sentimental, financeiro entre outros, foi o dia e/ou a semana que mais nos divertimos, que chutamos o ''pau da barraca''. Sabe aquele momento que tudo deu errado, mas você buscou ligar para um amigo, um primo, pegou sua namorada, noiva, esposa e disse; ''Bóra ir para praia que eu preciso ''desestressar''? Talvez esse fracasso não foi tão ruim assim. Claro que estamos falando de um fracasso pontual, cujo uma separação, uma demissão, uma compra impensável... qual possa ser revertido, com muito custo, mas pode.
Isso vai lhe dar uma ressaca gigante. Sim, estou falando de todo o tipo de ressaca mesmo, mas nada melhor que acordar por alguns dias com dor de cabeça, porém com o remédio que foi fazer aquilo que não faria se não tivesse fracassado.
Na maioria das vezes, nos divertimos ou nos ''jogamos'' no mundo, apenas quando nos deparamos com um fracasso. Parece que só encontramos ''coragem'' nesses momentos.
Passei por muitas empresas, e olha que não foram poucas. Umas 2 multinacionais, 3 grandes bancos entre outras menores, e o que mais me chamou a atenção, depois de parar e escrever sobre minha trajetória de vida e ouvir alguns amigos, que ao pontuar ex colegas de empresa especificamente, deparei com a mesma situação; ''profissionais regrados aos certificados, nomenclaturas, posição hierárquica e vazios, tristes por dentro. Não estou generalizando, como tudo nesse mundo não há como generalizar, comparar ou levar como exemplo, porque somos únicos.
Depois de feito essa reflexão e lista-la, percebi ainda que todos eles se quer se deram a chance de fracassar. Pelo contrário; viveram e vivem em uma linha reta, porém jamais de ''aventuras'' que só o fracasso proporciona. Então eu lhes pergunto; ''a vida é feita de fracassos ou o fracasso proporciona a vida?''
Em algumas reuniões de RH, eu sempre discuti sobre o ''candidato perfeito''. É ele o mais feliz? Porque na maioria das entrevistas, quase todos os candidatos não expõe suas derrotas, dificuldades, problemas... então eu sempre deduzo [e na maioria das vezes acerto], que um candidato sem fracasso é um candidato infeliz, ou seja, um candidato que nunca vai proporcionar fazer algo inovador.
Pensem um pouco; ''vocês conhecem alguma história de sucesso sem fracasso?''
Conheço uma família de 4 irmãos. O mais velho trabalha em um banco a mais de 25 anos. Tem uma casa e um carro popular. Nunca fez viagens fora do seu orçamento, ou digamos, uma loucura. O segundo dos quatro irmãos, trabalhou mais de 20 anos na mesma empresa e agora trabalha com transporte. Tem um carro do ano e um apartamento financiado. O dos quatro irmãos, esse vou deixar para falar por último. Bom, e o caçula trabalha no mesmo banco que o irmão mais velho. Tem um carro com 15 anos de uso e mora com os pais ainda. Então, vamos voltar a falar sobre o terceiro irmão dos quatro.
Em um churrasco na casa dos pais [e eu estava presente], a mãe fala para o terceiro filho; ''você precisa seguir o seu irmão mais velho. Por favor, vai lá fazer pelo menos a entrevista. Se você não gostar, você não entra''. E continuou; ''Olha como ele está bem...''. Então ele respondeu a mãe, dizendo; ''mãe, eu não quero essa vida para mim. Olha a vida dele. Nada contra porque foi a escolha dele ou a única opção que encontrou. Ele não viaja, fica trancado em um escritório 8h para ganhar um salário? Não, eu não quero isso. Vou ter meu próprio negócio, quero ser o meu próprio patrão. Quero ver o mundo do lado de fora não por uma janela''.
Ele teve alguns fracassos. Sei porque conversávamos muito [hoje não mais]. Porém, em cada queda, ele viajava, não importava o que acontecia, ele viajava, saia, ia em festas, reunia amigos... e estou falando de viagens internacionais. Um dia ele me disse; ''eu vou vencer, Endhl eu vou vencer. Mas enquanto isso não acontece, vou fazendo meus churrascos''. Hoje ele tem duas empresas muito bem estruturadas.
O que estou tentando dizer é; ''talvez a vida perfeita, não é a falta do fracasso [como muitos veem]. Temos muitos colaboradores infelizes pelo trabalho e o salário, e temos muitos fracassados contentes pela oportunidade de poder começar outra vez, porque o fracasso lhes concedeu um churrasco, um chopp com um amigo que não via a anos, uma pizza na segunda feira, uma viagem para a praia na quinta, coisas que muitos que não fracassam, ou tem medo do fracasso, ou não fazem por medo do desconhecido, por serem regrados demais''.
''ENTÃO CUIDADO QUANDO JULGAR ALGUÉM COMO FRACASSADO. TALVEZ ELE TENHA FEITO MUITO MAIS COISAS QUE VOCÊ''.
Endhl Lázaro de Melo.
Foreign Trade | Procurement | Internacionalista |Suprimentos | Comércio Exterior | Importação e Exportação
5 aSim, meus fracassos me impulsionaram a melhorar, procurar novas habilidades. Sou reconhecida pelos quase 30 anos de Comex, idiomas, sistemas ERP, Office, planejamento, desenvolvimento de materiais, logística, mas o fracasso sempre por perto. Sempre tem alguém com uma receita de sucesso e explicações para o fracasso, mas o sucesso nessas receitas tem, na maioria das vezes, vários fatores e o fracasso recai apenas sobre o fracassado. Toda moeda tem dois lados e ninguém é santo ou se faz sozinho porque todos erram e a hipocrisia é enorme. Fala-se muito de trabalho de equipe e gestores estimulando a competição entre seus pares. Fala-se muito em meritocracia sem a igualdade de condições no Estado e nas empresas. Fala-se muito em direitos e deveres sem exemplos a serem seguidos. Fala-se muito em profissionais da melhor idade, mas o preconceito e a falta de planejamento dos gestores que os demitem na primeira dor de barriga. A nossa cultura e o Estado nunca incentivaram o empreendedorismo, mas sim a carteira assinada, o salário garantido todo mês. Tiramos boas lições do fracasso, aprendemos mais com ele do que com o sucesso, ele pode sim ser uma mola propulsora para resultados melhores, mas ótimos talentos são perdidos pelo caminho.
Gestão de Estoque | Armazenagem | Transporte | Expedição | Distribuição | Operações | Produtos Perigosos | Logística Reversa | PDCA | TOVTS Protheus | SAP | WMS | FIFO
5 aExcelente reflexão.