Você é um gestor ou operador de processos?
Em um workshop que participei hoje houve uma orientação gerencial de que todos nós teríamos que ser gestores dos processos que estão em nossas mãos e não simplesmente operadores.
A sensação de dono e a percepção de como o processo funciona de forma macro, nos faz ter uma avaliação mais crítica de tudo que fazemos.
Dando a segurança do trabalho como exemplo, é muito diferente um técnico que “opera” a segurança do trabalho e um técnico que “gerencia” a segurança do trabalho.
Operar é o simples “deixar acontecer”, “cumprir a lei”, “fazer o que se pede”, enquanto gerenciar é buscar dados, avaliar cenários passados e realizar projeções, antever situações, criar campanhas, mudar metodologias quebrando paradigmas, trazer a luz discussões que não te darão retorno imediato e sim a longo prazo entre outras coisas neste sentido.
A diferença comportamental entre operar e gerenciar é grande e percebemos que alguns operam com maestria, porém, não são bons em gerenciar e negligenciam informações, enquanto outros tem uma ótima capacidade analítica, entretanto, não conseguem operacionalizar os processos e rotinas e acabam penando por “coisas simples”.
Um laudo na mão de um operador é um importante apanhado de informações sobre o passado para comprovação do que foi feito e como está sendo feito. Um laudo nas mãos de um gestor, são os pontos fortes e as oportunidades do que se precisa trabalhar.
Tivemos em Março (Portaria SEPRT nº 6.730, de 9 de março de 2020) a mudança da NR 1 Disposições Gerais. Foram alteradas muitas coisas no seu interior, mas, já no título foi adicionado "GERENCIAMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS".
Vou fazer mais artigos tratando sobre ela em breve, mas, essa introdução ao assunto é para indicar que facilmente se observa que o mercado busca o nosso melhor em ambos os quesitos, mas o GERENCIAMENTO faz parte e cada dia fará ainda mais parte do nosso dia a dia.
Se você quer ser bom, seja um bom operador, entregue os resultados e seja feliz, mas, se você quer ser excelente, só operar não basta. Vá além e gerencie os processos que estão em sua mão, seja analítico, proativo, supere os resultados e se surpreenda com o que uma boa gestão pode fazer a médio longo prazo.
Supervisor de manutenção na ArcelorMittal Brasil
4 aEu também estava por lá, e que orgulho de fazer parte de Whorkshop hein Lucas Salgado, conteúdos com muito detalhes em todos os âmbitos do nosso negócio 👏🏼👏🏼🔝🔝