Você é uma pessoa interessante ou interesseira?
É óbvio que somente pessoas interessantes são pessoas interessadas, e para ser completamente interessada você precisa esquecer sobre o “eu”, (Alan Watts)

Você é uma pessoa interessante ou interesseira?

Certo dia, Pedro recebeu uma mensagem de Marcelo, seu ex-colega de trabalho, com quem não falava há anos. Surgiu o convite para um café para colocar o papo em dia. Uma oportunidade bastante conveniente para os dois, já que ambos estavam em busca de novos desafios. Era uma ocasião fantástica para conhecer melhor aquele amigo tão interessante!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Pedro estava na data e local marcado quando recebeu uma ligação de Marcelo desmarcando o encontro. Pedro sugeriu uma nova data, mas nunca mais recebeu um retorno. Pouco tempo depois, descobriu que Marcelo havia se recolocado. O amigo que ele julgava interessante, na realidade era interesseiro!

Essa história verídica é mais uma mostra do que escrevi no primeiro artigo dessa Newsletter. É muito difícil diferenciar as amizades interesseiras das interessantes! E é justamente por isso, como eu também comentei no último artigo, que as pessoas se fecham para outras abordagens para não se expor a outras amizades por interesse.

Nas inúmeras palestras que fiz na última década, ouvi diversas histórias tão ou mais escabrosas quanto essa. Por isso, eu tenho certeza que você já passou por uma situação constrangedora dessa! O ponto crucial é de que lado da mesa você estava. Você era a pessoa interessante, que chegou pontualmente ao encontro? Ou você era a interesseira, que desprezou aquela amizade que não tinha mais serventia?

Se já você fez o papel de Marcelo, deve estar se perguntando se é crime ter uma amizade por interesse. Claro que não é! Vou dar a mesma resposta que dei para Pedro quando me contou sobre essa passagem e me perguntou se existe interesse aceitável. Os interesses explícitos são aceitáveis. Qualquer outro, não! Ou seja, se você vai marcar um encontro com alguém para pedir um favor, deixe isso claro desde o início.

Escreverei mais em detalhes aqui sobre a construção da confiança, mas quem já assistiu as aulas da YourNetWorks no YouTube sabe do que estou falando. A intenção é uma parte importante da percepção do caráter. Se sua intenção for diferente do que a outra pessoa supunha, ela vai duvidar do seu caráter e, consequentemente, perder a confiança em você. E uma vez perdida essa relação de confiança, dificilmente seu relacionamento com ela se sustentará!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para finalizar, tenho duas dicas de ouro para sua rede funcionar. A primeira é deixe claras as suas intenções sempre que for pedir um favor, ajuda, encontro, etc. A segunda é inspirada no pensamento acima do filósofo britânico Alan Watts (1915-1973). É óbvio que somente pessoas interessantes são pessoas interessadas, e para ser completamente interessada você precisa esquecer sobre o “eu”, ou seja, dos seus próprios interesses. Pense nisso! 

José Renato Siqueira Junior

Mentoria e consultoria em Desenvolvimento Individual de Carreira e Estratégias de busca de excelência empresarial por uma Cultura e Liderança baseada em Valores

2 a

Luiz, pela clareza e objetividade do seu texto você consegue comunicar de forma simples o que deveria ser sentido (e vivido) por todos porque simplesmente é nada mais nada menos que o óbvio. Só que falar simples é desafiador e viver o óbvio, infelizmente está cada vez mais sendo diferencial. Parabéns!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luiz Sales

  • Para que essa desconfiança toda?

    Para que essa desconfiança toda?

    Ano Novo é tempo de restaurar as esperanças em um mundo melhor. Mas será que efetivamente mudamos algo só porque o…

    2 comentários
  • É tempo de se reconectar?

    É tempo de se reconectar?

    O tempo é cruel com as conexões. À medida que os dias, anos e décadas passam, as coisas vão se afrouxando ao seu redor.

    3 comentários
  • O que fazer depois do final?

    O que fazer depois do final?

    Final de ano é época de receber mensagens de união e esperança. Mas poucas falam realmente ao seu coração.

  • Já está acabando?

    Já está acabando?

    Infelizmente, sim, está acabando! Não estou falando do ano de 2024, que custou para terminar. Também não me refiro a…

    3 comentários
  • Está querendo agradar quem?

    Está querendo agradar quem?

    Já parou para pensar quantas decisões você toma pensando se o resultado agradará os outros? Não estou falando apenas de…

  • Tem carta para mim?

    Tem carta para mim?

    Só quem ainda posta cartas ou envia encomendas pelos Correios se lembra que existe um Código de Endereçamento Postal…

  • Me ensina a me vender?

    Me ensina a me vender?

    Eu adoro ensinar, mas ainda me surpreendo com a quantidade de pessoas que me pedem ajuda pois se julgam incapazes de…

  • Será que a Recuperação acabou?

    Será que a Recuperação acabou?

    Para evitar a falência causada por má gestão e dificuldades financeiras, uma empresa usualmente recorre ao judiciário…

  • Pode iluminar o meu caminho?

    Pode iluminar o meu caminho?

    Você já deve ter experimentado a sensação de estar sem rumo, tateando no escuro, e de repente avista uma luz que…

  • Fantasmas existem?

    Fantasmas existem?

    Para responder esta pergunta inquietante, é preciso primeiro definir o que são fantasmas. Eles são frequentemente…

    6 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos