Você ainda não sabe porque deve investir em marketing digital?!

Você ainda não sabe porque deve investir em marketing digital?!

Em um mundo tão globalizado em que é preciso pensar, primeiro, em estratégias “on the go”, enganam-se aqueles que limitam (e subestimam) o marketing digital ao universo das redes sociais. Estratégias “on the go” estão diretamente ligadas à necessidade de que as ações de marketing precisam acompanhar o usuário aonde quer que ele for.

Ou seja, precisam estar presentes primordialmente em seu smartphone. Redes sociais, claro, mas e-mail, push notifications nos aplicativos mais usados, anúncios nos portais de notícias que o seu consumidor acessa, enfim. Inúmeras são as possibilidades!

Além da oportunidade de se fazer mais presente na vida do seu usuário, o marketing digital permite que você — e sua empresa — expressem de forma mais clara seus valores e produtos / serviços, por exemplo. Assim, possibilitando uma interação mais próxima e facilitando o engajamento com a marca.

O marketing digital em números

De acordo com dados levantados no ano de 2016 por uma empresa de estatística, o brasileiro passa, em média, quatro horas e quarenta e oito minutos por dia usando o celular. Se contabilizado o tempo em frente ao computador — seja por trabalho ou lazer — esse tempo ultrapassa as cinco horas diárias.

Um relatório, do ano de 2017, realizado pela agência We Are Social e a plataforma Hootsuite indicou que o Brasil é o terceiro no ranking de quem passa mais tempo online — mais de 9h diárias. O país permanece entre os primeiros colocados quando o assunto é tempo gasto nas redes sociais, sendo o YouTube a rede social mais acessada pelos brasileiros. Sim, superando o Facebook! Veja mais números:

  • No Brasil, apenas 66% da população possui acesso à internet. Ou seja, 139.1 milhões de pessoas;
  • Os brasileiros passam mais 3h por dia nas redes sociais;
  • 130 milhões de brasileiros utilizam as redes sociais e, destes, 92% (cerca de 120 milhões) o fazem através do celular;
  • Vídeo é o tipo de conteúdo mais indicado para engajamento nas redes sociais, principalmente no Facebook, representando 6,83% dos seguidores na página;
  • 57 milhões de brasileiros estão no Instagram, representando 27% da população.

Se você busca alcance em suas estratégias, os números acima evidenciam de forma muito clara o potencial da estratégia de marketing digital neste quesito. No entanto, se ainda não ficou claro tudo o que você é capaz de fazer através dele, continue a leitura.

Os benefícios do marketing digital

Independente do tamanho do seu negócio, se souber utilizar as corretas ferramentas online você tem a possibilidade de competir de igual para igual com todos os seus concorrentes (pequenos, médios e grandes). A internet criou uma grande vitrine por todo o mundo e, por conseguinte, seus concorrentes deixaram de ser apenas os locais.

Use e abuse desta enorme vantagem que a World Wide Web introduziu em nossas vidas. Conheça alguns benefícios abaixo.

Visibilidade — ter uma presença online (site, perfis em redes sociais, anúncios, etc.) facilita o processo de ser encontrado por seus consumidores.

Engajamento — a proximidade com o consumidor e a facilidade de contato permite mais chances de engajamento e criação de laços que levam a relacionamentos duradouros.

Mapa do Cliente — existem ferramentas online que permitem identificar a jornada do usuário até o seu produto / serviço. Desta forma, você consegue identificar os canais que atraem e convertem mais usuários, possibilitando que você foque seus esforços de atração de maneira mais eficaz.

Personalização — assim como existem ferramentas para rastrear o seu usuário online, há outras em que possibilitam a identificação de características destas pessoas. Sexo, idade, região onde reside, interesses, hábitos online, etc. Tais informações permitem que se criem segmentações online, possibilitando a personalização da comunicação entregue a este determinado público.Inclusive, comunicação de ofertas exclusivas, por exemplo.

Mensuração de Resultados — além de rastrear o caminho do seu usuário, você consegue analisar a interação dele no ambiente online, de acordo com aquilo que você está oferecendo. Se os indicadores são clicks, compra de produto, tempo de permanência na página, enfim. Resultados que geram dados muito importante para a tomada de decisões estratégicas futuras, garantindo o sucesso da organização.

Ferramentas do marketing digital

Agora que você já conheceu os principais benefícios, segue uma listinha básica das principais ferramentas deste meio:

  • Redes sociais — a melhor ferramenta para aproximação com seu usuário, possibilitando que a marca apresente de forma mais clara e constante seus valores, a fim de engajar seus seguidores e convertê-los em clientes;
  • E-mail marketing — através de uma régua de comunicação pensada na persona do seu negócio, é possível fazer o uso do e-mail marketing como ferramenta para atingir seus objetivos de conversão;
  • Anúncio — acompanhe seu usuário online entregando anúncios nas páginas que ele acessa, por exemplo;
  • Blog — ganhe autoridade no assunto do seu negócio entregando conteúdo relevante a temática através de artigos, e-books, infográficos. Todos os materiais podem estar disponíveis em seu blog;
  • Google Analytics — monitore suas ações online e trace as melhores estratégias para o seu negócio com base na análise de dados;
  • Mapa de calor — ferramenta ideal para identificar quais lugares da sua página na web prendem mais a atenção do seu usuário. Ideal para decidir onde colocar um botão de ação de compra, por exemplo.

Bom, agora você já tem conhecimento acerca do poder de alcance, dos benefícios e das ferramentas utilizadas na estratégia de marketing digital, ficou difícil encontrar quaisquer pontos que te levem a não adotá-la, não é mesmo?

Existem inúmeras possibilidades de ações dentro do ambiente online e, caso você queira aprofundar os conhecimentos sobre o tema, é sempre indicado buscar conteúdo em portais com autoridade no assunto. A principal lição do marketing digital é o uso de dados reais para as tomadas de decisão.

Portanto, caso você ainda não esteja confiante nestas ações, faça um teste! Escolha uma ação específica, planeje-a e a coloque em prática. Depois, faça a mensuração e análise dos resultados e confira por si só tudo o que o marketing digital é capaz de fazer pelo seu negócio.


Texto publicado originalmente no Medium.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rebecca Feldmann Filgueiras

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos