Você conhece a CNV?
A CNV (Comunicação Não Violenta) é uma abordagem de comunicação criada pelo americano Marshall Rosenberg e usada em mais de 60 países. Uma das oportunidades que a CNV nos oferece é a de resolver conflitos a partir da autenticidade, empatia e conexão.
E como facilitamos isso nos trabalhos de desenvolvimento humano e organizacional? Ajudando as pessoas a se conectarem consigo mesmas e com os outros; reconhecerem suas necessidades essenciais e suas emoções, e comunicarem com o outro a partir deste novo “lugar”.
Ao usar a CNV, assumimos o lugar de protagonista, pois reconhecemos que “o que o outro causa em mim não é do outro, mas é meu”. Apenas EU sou responsável pelo que penso e sinto, e ao deslocar o olhar para dentro de mim mesmo, consigo reconhecer o que estou sentindo e posso ser capaz de expressá-lo com autenticidade e empatia.
É desafiador, mas também viciante! Depois que nos acostumamos a nos comunicar desta forma, é difícil voltar atrás. Não é sobre seguir um roteiro, mas sim sobre usar as premissas acima para se relacionar e comunicar com o outro.
Abaixo compartilho um simples exemplo do que pode ser a abordagem na prática:
Ao invés de dizer: “Você sempre é agressiva comigo!!!”
Você pode dizer: “Quando você levanta o tom de voz comigo (FATO), eu me sinto triste (EMOÇÃO), porque para mim é importante estar em um ambiente respeitoso (NECESSIDADE). Por isso gostaria de te pedir para manter um tom de voz mais baixo mesmo quando você estiver nervoso (PEDIDO). Estes são os 4 passos da CNV (1. Descrever o fato observado / 2. Expressar o que você sentiu /3. Comunicar sua necessidade, o que é importante para você / 4. Fazer um pedido)
A primeira fala aponta culpado e gera resistência. A segunda fala conecta e tem maior chance de gerar mudança, pois é autêntica e apresenta um pedido claro para o interlocutor.
E você, já experimentou usar a CNV no seu dia a dia?
Gerente de Projeto e Obras na SD Consultoria e Empreendimentos Ltda | Desenvolvimento de Projetos
5 aNão conhecia o CNV. Muito interessante.
Logística | Portos e Terminais | Comercial | Planejamento | S&OP | Melhoria contínua | CX | Supply Chain
5 aEliane Melo, PROSCI®