Você consegue suportar os desafios de empreender?
Todas as pessoas que começaram alguma vez na vida um negócio, sabem que é só você decidir fazer algo diferente que várias coisas aparecem para te atrapalhar.
Não parece que o universo conspira contra você? Pois é, para aqueles que acreditam nisso pode ser uma boa desculpa se deixar levar pela primeira que aparece no caminho. E sabe qual o resultado disso? Fracasso na certa.
Quem quer começar um empreendimento, seja ele qual ramo for, desde vender brigadeiros em casa até abrir um escritório, deve ter em mente que muitos desafios vão aparecer e você vai ter que ser persistente e corajoso se quiser continuar nessa jornada chamada empreendedorismo.
Para que você não se sinta sozinho nem se desespere no caminho, aqui vão algumas dicas do que você pode encontrar e como passar por todos.
- Falta de conhecimento/ experiência: nem sempre o que te atrai é o que você sabe fazer e isso é muito comum. Não se desespere. Procure conhecer o mercado que você está entrando, estudar sobre a área, etc.. Você só vai realmente adquirir experiência quando colocar a mão na massa.
- Se acostumar em ser o próprio chefe: agora, uma dor de barriga não pode mais te impedir de trabalhar. Não dá pra pedir um atestado ao médico para você mesmo, não é? A vida de empreendedor exige muitos desafios e um deles é entender que agora é você por você. Se você não trabalha, você não recebe, sua empresa não progride, enfim, você não tem nada.
- Saber planejar e a hora de executar: Não tem como sair fazendo o que dá na telha. É necessário um bom planejamento e saber a hora certa para executar cada passo. Até porque suas ideias não podem ficar só no papel, elas devem ser colocadas em prática.
- Entender que você não pode fazer tudo sozinho: na ânsia de querer fazer tudo nosso jeito, acabamos por tomar a frente de tudo e isso pode colocar em risco nossa produtividade e a escalabilidade do negócio. Você tem que entender que não é capaz de fazer todas as funções sozinhos, então, comece a pensar em montar seu time de colaboradores.
- Conquistar os primeiros clientes: dificilmente você vai começar seu negócio já explodindo de clientes. Isso leva tempo. Você precisa ser conhecido, ganhar a confiança do seu público, por isso, um número baixo de clientes no começo é normal. Não se assuste e não desista. Trabalhe cada vez mais para chegar onde deseja.