Você e um bom ouvinte?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Já se fez essa pergunta: - Você e um bom ouvinte?

Em algumas ocasiões nos deparamos com pessoas avidas em mostrar o que sabem e que realmente tem potencial, algo que pode ser aproveitado e ou até mesmo solucionar uma situação, uma necessidade, mas o fato de não saber ouvir, faz com que essas pessoas tenham pouca eficiência assertiva, e invariavelmente, levam mais tempo para executar as tarefas que lhe são atribuídas. Acredito que isso se deve a um deficit de atenção, somados a ansiedade de querer destacar-se e ser valorizado, um bom líder, deve ter a sensibilidade de saber como lidar com esse profissional, de forma a conseguir extrair o máximo do mesmo, criando um ambiente que o estimule a ouvir.

Alguns desses profissionais em muitos casos são interpretados como "puxa saco", e outros adjetivos, mas devido ao ambiente competitivo que existe hoje em todas as áreas de atuação, alguns tendem a potencializarem a sua ansiedade, e as vezes até são interpretados como pessoas desrespeitosas e que não tem senso de time, acabam sendo interpretados como "o cara que quer aparecer". O que vejo nessa situação e que e dever de quem lidera, fazer com que esse individuo possa se tornar um bom ouvinte, como? Permitindo um espaço a mais para que ele venha a sugerir as ações que possam ser executadas por ele, permitir ao solicitar uma tarefa a ele, que ele opine sobre o que está sendo pedido, solicitado, e o que ele acha que pode ser acrescido a mais para que se tenha sucesso, envolver ele, dar realmente espaço e claro ter a devida paciência com o mesmo, até que ele entenda que o que importa não e uma resposta rápida e vários ajuste pós resposta, e sim uma reposta eficiente a necessidade do momento. Isso fará com que o líder possa identificar se o profissional entendeu o que esta sendo solicitado; e para isso, o líder tem que ser um BOM OUVINTE.

Com certeza essa ação proposta pelo líder irá gerar empatia ao time e estimulara a todos que venha a ser mais participativos.

As empresas, instituições precisam de respostas rápidas, de resultados consistentes, mas esses resultados só irão ocorrer com frequência e de maneira solida desenvolvendo lideranças que possam estimular os liderados, valoriza-los, que consigam criar um clima de competitividade sadia, que o fortalecimento da empresa no mercado, irá gerar créditos diretos aos que integram o time, aos que fazem a coisa acontecer; uma empresa bem sucedida e feita por bons ouvintes, em todos os patamares da piramide administrativa, e que os líderes possam conter o orgulho e trocar essa emoção nociva pelo sentimento de dever cumprido que e muito melhor e gratificante.

E você, na sua empresa, e um bom ouvinte?

Claudio Marcelo da Silva.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos