Você está boicotando a inovação e nem sabia disso
Que o mundo mudou nos últimos meses não é uma novidade para ninguém, a COVID ter impulsionado mudanças significativas em nosso cotidiano mostra o quanto nós somos seres adaptáveis, e na realidade, parte da nossa história humana, somente aconteceu por conta de grandes mudanças, não somente tecnológicas, mas principalmente culturais, as mudanças sempre estiveram presentes em nossa vida, e assim permanecerão. O que será do nosso futuro com o avanço da robótica? seres não humanos com inteligência artificial? Ou será que teremos uma sociedade imune ou cada vez mais protegida de doenças por conta das análises computadorizadas? Mas será que nossa mentalidade estará aberta a essas tecnologias que estão por vir?
Observe o quanto os seres humanos mudaram nos últimos 100 anos, não em questões físicas, mas principalmente em questões sociais, mercadológicas e mentais. Há poucos anos atrás, o ser humano era dependente dos velhos e famosos acendedores de lampiões que tinham o dever de iluminar o caminho, literalmente, com o surgimento e democratização da energia elétrica, impulsionada e materializada por Nicola Tesla, Thomas Edison e Benjamin Franklin, essa função deixou de existir, teria sido melhor a inovação não ter ocorrido? Para evitar que os acendedores de lampiões ficassem desempregados? Acredito que você deve pensar que não. Porém há alguns anos atrás, um movimento conhecido como ludismo que ocorreu na Inglaterra foi marcado fortemente por protestantes contra a revolução industrial, eles basicamente se reuniam a noite, para quebrar todo o maquinário das indústrias, claramente por se sentirem ameaçados pela inovação, entretanto a cada dia, novas máquinas facilitavam os processos de produção, reduziam custos e ampliavam a quantidade de riqueza fabricada, somente para o Brasil, isso significou um crescimento anual de mais de 4%, um período que ficou conhecido como: “Os 30 anos gloriosos”
Outro grande exemplo de uma mudança social causada pela inovação nos últimos anos, foi o nosso amigo despertador, isso mesmo, o despertador causou uma mudança significativa na forma que o ser humano vive. O “Knocker-Up” era uma pessoa que durante a Revolução Industrial era pago para bater com um bastão nas janelas dos clientes durante os horários desejados, imagina só, como colocar o modo soneca neste Knocker-Up? Esse simples exemplo, mostra o quanto as mudanças marcaram todas as fases da humanidade. O carro a combustão na substituição de cavalos, foi outro grande exemplo, na época era comum as pessoas relatarem que não confiariam em latas com 4 rodas, pois não é tão controlável quanto um cavalo.
Estes exemplos, podem parecer loucura se escutarmos isso nos dias de hoje, mas pare um momento e reflita, daqui 20 anos, será que não estarão olhando para nós e pensando o quanto estamos sendo tolos por deixar de acreditar nas inovações do momento? Vamos a alguns bons exemplos. Basicamente, hoje em dia tudo é baseado em dados e consequentemente em algoritmos bem desenvolvidos, isso tem possibilitado soluções extremamente benéficas para o mundo todo, como é o exemplo da Inteligência Artificial para a saúde, algumas plataformas, com base em seus algoritmos, são capazes de identificar uma maior propensão ao risco de câncer em alguns pacientes, você se sentiria mais confortável em receber uma avaliação dessa por um médico ou uma máquina?
Grande parte das pessoas, responderiam que preferem uma avaliação por um médico, mas ressalto, os dados hoje são o novo petróleo, a Computer Sciences Corporation estima que nos próximos anos teremos mais de 70 Zettabytes de dados, isso significa 70 seguidos de 21
zeros, isso possibilita os algoritmos de aprendizagem profundo, que são um novo e instigante sistema do Machine Learning baseado na tecnologia de rede neural, ele permite que uma máquina descubra novos padrões, os algoritmos podem por exemplo jogar vídeo games, descobrindo regras e em seguida otimizando a usabilidade.
Um outro exemplo e tecnologia que deve impactar significativamente a humanidade nos próximos anos é a impressão 3D, na China, uma empresa chamada Winsun afirmou ter construído 10 casas usando tecnologia 3D em apenas um dia, outras empresas desenvolvem próteses com o custo extremamente mais baixo, a própria Boeing tem investido nas impressoras para peças de reposição para suas aeronaves, isso pode até parecer coisa de futurista bilionário, mas uma impressora 3D básica em 2007 custava US$ 40.000, hoje o mesmo equipamento custa em média US$ 100.
O que todas essas mudanças significam em nossas vidas? qual o futuro da construção civil? Qual o futuro do engenheiro mecânico? Qual o futuro da medicina? Qual o nosso futuro? São perguntas difíceis de responder, para se ter uma ideia da transformação digital, o próprio Vaticano lançou um aplicativo de confissões online, e na realidade isso é só uma adequação para um futuro não tão distante. Uma pesquisa da Dell Technologies ao IFTF (Institute For The Future) aponta que 85% das profissões que existirão em 2030 ainda nem foram criadas e sinceramente me assusta ver que muitas pessoas acreditam que essas mudanças não vão acontecer ou estão distantes de ocorrerem, estamos sendo os ludistas do século 21
Cloud Specialist | Tech Lead | DevOps | AiOps | Automation | ITIL
3 aÓtima reflexão. Ainda somos muito guiados pelo velho ditado popular: "Eu só acredito, vendo!”, com isso fechamos algumas possibilidades e como o nome do seu artigo diz, sem perceber, boicotamos a inovação
Delivery Lead Senior | Cloud Infrastructure, Data Analytics, SAP and Apps
3 aExcelente artigo! Muito Bom!