Você está esperando pelo sucesso?
Se há alguém esperando o sucesso o procurar, lamento dizer a esse alguém que ele vai ter uma grande decepção. O sucesso raramente é imposto a alguém e não o irá surgir inesperadamente. Devemos nos preparar para isso e buscá-lo ativamente se almejamos alcançar doses de êxito na vida.
Devemos estar atentos às mudanças nos negócios ou na profissão.
A busca ativa por informações, novos conhecimentos, técnicas e novas habilidades vai fazer a diferença. Assinar revistas especializadas, ler periódicos profissionais, filiar-se a associações industriais, comerciais ou entidades profissionais e conhecer os especialistas da área para acompanhar as novidades, é uma sugestão. Precisamos procurar o desenvolvimento contínuo, lá fora ele acontece a uma velocidade cada vez maior. Quanto mais soubermos lidar com essas mudanças, melhores nós seremos.
Napoleon Hill, acompanhou a vivência dos maiores líderes do seu tempo por mais de 20 anos. Hill percebeu quais eram as características em comum entre eles, as quais garantiam todo aquele resultado. Cito aqui as duas primeiras, intimamente ligadas.
A característica número um é "ter um objetivo bem definido"... ou seja, saber de forma específica o resultado que você deseja para as suas ações. Saiba aonde você quer chegar e o que vai encontrar lá quando chegar. Saiba quando chegar. É simples e nada simplório. Esta lei pode ser aplicável em tudo!
Na balança do sucesso habilidades e atitudes valem quanto pesam!
É sabido que para se ter resultados pessoais e profissionais as habilidades e as nossas ações vão pesar muito mais na balança que o conhecimento por si só. Existem duas formas de equilibrarmos essa balança, no meio do jogo. Ou dedicamos tempo, a buscar o conhecimento que não temos para aquele empreendimento ou aquela atividade que estamos realizando; ou buscamos a pessoa que já tem esse conhecimento e nos unimos a ela. Essa é uma maneira de se interpretar a segunda característica que Hill observou nos homens e mulheres de sucesso em seu estudo. Saber construir o MasterMind ou "A mente maestra", desenvolver uma aliança de mentes em harmonia em torno de um objetivo maior e bem definido.
Napoleon Hill relata em seu livro, Quem convence enriquece, que Henry Ford deu início à grande era do automóvel construindo alianças amistosas de negócios com pessoas que podiam fornecer o que ele necessitava para produzir os automóveis. Encontrou gente como os irmãos Dodge, de grande perícia em mecânica, e James Couzens, que tinha dinheiro e conseguiu fundos adicionais para investir na empresa.
Sintetizo assim "consultar quem sabe é saber a metade". O sucesso não vai nos procurar, então vamos pra cima dele!