Você está pronto para ser um grande líder?

Você está pronto para ser um grande líder?

Todos nós já tivemos líderes de diferentes estilos ao longo da nossa carreira, um mais conservador, outro um pouco mais ousado, um positivo, outro controlador e por aí vai. São vários estilos, personalidades e formas de trabalho. Daniel Goleman, pesquisador e autor de grandes best-sellers, realizou um estudo com mais de 3.000 executivos para estudar os diferentes estilos de liderança e a influência de cada uma delas no contexto organizacional.

Nesse estudo, ele encontrou 6 principais estilos de liderança, cada um deles baseado em um componente da Inteligência Emocional. Importante ressaltar que para Daniel Goleman, não existe só um tipo de liderança para se encaixar no seu estilo de liderar, os melhores líderes são capazes de somar elementos de cada modelo que se adapte melhor às exigências do momento.

 Os seis estilos são:

 1-     Coercitivo

Esse primeiro tipo é baseado na disciplina. Os líderes desse estilo querem manter a disciplina acima de qualquer outro valor, para isso, eles geralmente usam instruções curtas e bem objetivas. O principal ponto negativo desse estilo é o grande impacto no clima entre os membros da equipe, os funcionários se sentem desmotivados por não terem o controle sobre seu próprio trabalho e, muitas vezes, sentem que não existe espaço para tomadas de decisão. Uma liderança coercitiva pode ser usada em momentos de crise ou quando existem muitos problemas dentro da organização. Por exemplo, quando a solução de um problema precisa ser imediata e não existe muito espaço para erros.

 2 – Mobilizador

Aqui o líder é uma peça chave para motivar seus funcionários através de uma visão clara e objetiva do cenário organizacional. Nesse estilo de liderança fica claro o papel de cada um dentro da equipe e o objetivo comum, isso traz maior motivação, autoconfiança e um melhor trabalho em equipe. É um tipo de liderança bem positivo e um dos mais exigidos atualmente.

 3 – Afiliativo

Esse terceiro estilo é baseado na criação de vínculos entre os membros do grupo, construindo um ambiente de harmonia e colaboração. Esse tipo de líder acredita que um ambiente harmonioso e mais humano se torna um motivador para as pessoas da equipe. Existe empatia, o que pode ser um ponto bem positivo na hora em que surgem conflitos. Porém, existe uma certa dificuldade em manter a disciplina e a organização.

 4- Democrático

Nesse estilo de liderança, entende-se a necessidade de levar em conta as opiniões de todo um grupo para a tomada de decisão. O clima de colaboração é grande e a comunicação é um ponto bem importante para o time se sentir parte da liderança. Um dos pontos negativos é que esse tipo implica em uma grande quantidade de reuniões e debates para que se chegue em uma decisão democrática.

 5 – Marca-passo

Esse líder impõe um padrão alto de performance, ele motiva seus funcionários a fim de obter resultados de forma rápida e uma equipe altamente motivada a atingir os objetivos comuns. É um líder que define uma direção para toda a equipe e se coloca como exemplo. Esse estilo pode ser eficaz quando o líder é um especialista em determina área e o restante do grupo entende essa liderança como aprendizado.

 6 – Treinador/ Coach

O último estilo de liderança ajuda os membros da equipe em seu desenvolvimento. Nesse tipo, o líder incentiva o autoconhecimento, auxilia seus funcionários a encontrarem seus pontos fortes e fracos e direciona-os para que suas melhores habilidades sejam desenvolvidas. O líder tem interesse em ajudar o funcionário a melhorar sua performance e visão a longo prazo. Entendemos como um estilo de liderança bem positivo.

Em seus estudos sobre os diferentes estilos de liderança, Daniel Goleman analisou a influência de cada tipo sobre diferentes fatores do clima organizacional, o de comportamento mobilizador foi o que criou o maior número de impacto positivo dentro da organização. Entende-se que um grande líder deve encontrar o equilíbrio entre direcionar tarefas e pessoas. Profissionais desenvolvidos são mais motivados e executam tarefas buscando a excelência.

Como mencionamos acima, para Daniel Goleman, um grande líder deve mesclar características de cada um dos estilos de liderança e adaptá-los a cada situação!

O que se espera hoje em dia é a implantação de programas de líderes que desenvolvem outros líderes. Criar uma organização onde o líder assuma o papel de líder-coach e que desenvolva sua equipe, gerando aprendizado e engajamento ao propósito e metas da empresa, não é uma tarefa fácil! Mas com programas estruturados e o apoio de profissionais especializados é possível e os resultados são comprovados.

Sua empresa já está atuando no desenvolvimento da liderança coach?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Patricia Moreira

  • Será que sou feliz no meu trabalho?

    Será que sou feliz no meu trabalho?

    Aposto que muitos de vocês já se perguntaram ou ainda se perguntam isso constantemente. Segundo o relatório da Global…

    1 comentário
  • Você permite que suas emoções guiem sua vida?

    Você permite que suas emoções guiem sua vida?

    Sabemos o quanto é difícil entender e controlar os nossos impulsos e sentimentos. Se todos soubéssemos, com certeza…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos